Piauí é o estado do Nordeste com mais municípios sem cobertura de rede 4G

Um mapeamento da  Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), constatou que o Piauí é o estado da região Nordeste com a maior quantidade de municípios sem cobertura de rede móvel 4G, cinco no total. Veja a lista:

  • Buriti dos Montes
  • Cristalândia do Piauí
  • Hugo Napoleão
  • Milton brandão
  • Sebastião Barros

Em todo o Brasil, 89 cidades ainda aguardam a chegada da quarta geração de internet móvel, 24 delas localizadas na região Nordeste. Os estados de Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste do país, lideram essa estatística com 17 e 11 municípios, respectivamente. A estimativa é que o problema afete mais de 731 mil pessoas.

Sem cobertura 4G, estes locais contam apenas com as redes 2G ou 3G, consideradas insuficientes para o acesso ágil a serviços bancários, educação à distância e informativos de saúde. Para a CNM, “os municípios têm papel importante em revisar suas legislações e criar mecanismos que incentivem a instalação de antenas nas áreas menos favorecidas”.

Por outro lado, a entidade municipalista enfatiza que “o governo federal precisa avançar em políticas públicas de inclusão digital para viabilizar o acesso aos serviços de internet pela população mais vulnerável, que não tem condições de pagar preços comerciais pelo serviço”.

Portal Cidade Verde (Com informações da CNM)

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *