Piauí inteiro está em alerta para risco de chuva forte nesta terça (30)

Alertas amarelo e laranja são de chuva intensa e de risco de temporal nas regiões Sudoeste, Sudeste, Norte e Centro-Norte do Estado.

O Piauí inteiro encontra-se em alerta para risco de chuva forte nesta terça-feira (30), segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todos os 224 municípios estão nas zonas laranja, para perigo de temporal; e na zona amarela, para perigo potencial de chuva intensa.

Veja aqui o alerta a amarelo

Veja aqui o alerta laranja

O alerta laranja vale para as cidades localizadas nas regiões Centro-Norte, Sudoeste e Norte Piauiense. Já o alerta amarelo vale para os municípios que estão no Sudeste, parte do Sudoeste e parte do Norte do Estado.

s municípios em zona de perigo potencial de chuva forte devem registrar precipitação entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia. Há chance de ocorrer também ventos intensos entre 40 e 60 Km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já as cidades na zona de perigo para temporal devem ter nesta terça (30) chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 Km/h, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet orienta que a população dos municípios afetados evite se abrigar debaixo de árvores durante a chuva pois há risco de descargas elétricas. É recomendado também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente.

Piauí está em alerta para risco de chuva forte nesta terça (30) - (Isabela Lopes/ODIA)Isabela Lopes/ODIA/Piauí está em alerta para risco de chuva forte nesta terça (30)
Volume dos rios do Piauí aumenta após chuvas

Cidades como Corrente, Santa Filomena, Gilbués e Parnaguá registraram chuva acima da média neste período. O volume acumulado de até 100 mm nestes municípios levou a um aumento do nível dos rios que cortam o Piauí. Dados do Serviço Geológico Nacional (CPRM) mostram que há um mês, em 29 de dezembro de 2023, o volume do Rio Parnaíba era de 2,05 metros. Hoje, o Velho Monge chegou a 2,61 metros.

Já o volume do Rio Poti saiu de 2 metros em 20 de dezembro de 2023 para 2,62 metros neste final de janeiro. O aumento do nível dos dois rios levou as autoridades competentes do Piauí a entrarem em alerta e monitorarem a situação. É o que explica o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil, Werton Costa.

“Os órgãos que fazem o monitoramento já estão alinhados, monitorando o volume de água da Bacia do Parnaíba e suas sub-bacias, como Balsas, Gurgueia, Poti, Longá, entre outras. Por enquanto não existe risco, mas, com a intensificação das chuvas no mês de fevereiro, poderão mudar esse cenário”, diz.

Fonte: Maria Clara Estrêla/Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais