Piauí recebe os primeiros kits para exame de detecção do coronavírus

O secretário de Saúde, Florentino Veras, confirmou na noite desta quarta-feira (18/03), que o Piauí já recebeu os primeiros kits para realização de exame que detecta infecção por coronavírus.

Segundo ele, nas próximas 24 horas devem sair os primeiros resultados de análises realizadas aqui no estado.

Antes, as amostras estavam sendo encaminhadas para o centro de referência do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Aqui era realizado apenas um primeiro teste, para um “painel viral”, com o qual era possível apenas descartar a infecção por Covid-19, caso desse positivo para alguma outra infecção.

A Sesapi também já providenciou que técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) recebessem treinamento em Belém (PA), no Instituto Evandro Chagas. 

“Com essas providência, nós deveremos ter nas próximas 24 horas o início da segunda testagem da segunda análise, no Piauí mesmo, dando ainda mais agilidade na resposta que nós queremos dar à sociedade”, diz Florentino em vídeo publicado na noite de hoje.

Segundo a assessoria da Sesapi, novos kits deverão chegar ao Piauí até o final da semana. O último boletim divulgado aponta que o estado tem 43 casos suspeitos da doença. Dezenove já foram descartados.

Fonte: 180graus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *