Piauiense é classificado em prêmio internacional promovido pela ONU

Luiz dos Santos Neto, 23 anos, morador da localidade Olho D’ água dos Negros, no município de Esperantina,foi selecionado para participar do “Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe”, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas (ONU) e parceira do governo do estado do Piauí

Técnico agrícola formado pela a Escola Família Agrícola dos Cocais, EFA Cocais de São João do Arraial – PI, Luiz também participa do projeto Plantando a Esperança, onde ensina crianças sobre a importância da preservação ambiental e da agricultura familiar, além de lidar com a terra e as plantas

Para o jovem essa é uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado em sua comunidade “ Estou muito feliz com a classificação, espero estar servindo de exemplo para outros jovens do meu município, o objetivo agora é levar um pouco da minha experiência e mostrar a minha realidade para outros jovens de todo o Brasil ”.

Luiz Neto conseguiu a classificação mostrando um pouco da realidade da sua família, explicando como as atividades produtivas auxiliam na renda das famílias que moram na sua comunidade. A data da próxima fase da seleção ainda será divulgada.

Em 2020, o FIDA identificará e premiará jovens que lideram a inovação nas áreas rurais da América Latina e do Caribe. A agência da ONU procura jovens de 18 a 35 anos que estejam implementando projetos, produtos ou serviços que tragam novos processos para as áreas rurais.

Antônio Sousa, pai do Luiz Neto, falou da importância do rapaz ter sido classificado para o programa: “Ele é um jovem muito ativo e me ajuda muito no cultivo e na comercialização das hortaliças. Eu e minha esposa nos sentimos felizes por ele participar desse prêmio, e sabemos que esse aprendizado vai contribuir muito para nossa família e para nossa comunidade”.

A comunidade Olho D´água dos Negros também será contemplada com o Projeto de Geração de Emprego e Renda (Progere II), executado pela Secretaria da Agricultura Familiar.A comunidade irá receber o valor total de R$ 249.713,41, que será utilizado nas atividades de quintais produtivos (com foco na criação de galinha do tipo caipira), artesanato e produção de doces.

O objetivo do projeto é proporcionar o aumento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias, e indiretamente de toda comunidade do Olho D´água dos Negros, com a participação coletiva dos/as beneficiários/as que buscam a melhoria de renda e melhoria no que se refere à organização social, o empoderamento das mulheres e a participação dos jovens.

Segundo a diretora do Progere II, Janaína Mendes, a comunidade possui boas condições para receber o projeto. “A associação da comunidade Olho D’água dos Negros possui boas condições técnicas para implantar e desenvolver com sucesso os projetos produtivos, pois dentro da comunidade tem vários técnicos/as em agropecuária que podem contribuir para a boa execução e andamento do projeto”, concluiu.

O projeto tem a previsão de ser implantado até o final do primeiro semestre de 2020.

Fonte: 180graus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *