Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é diagnosticado com dengue

O gestor municipal está de repouso e tomando remédios indicados por médicos em casa.

O prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa (MDB), foi diagnosticado com dengue. Segundo informações divulgadas neste domingo (17) pela assessoria de imprensa da Prefeitura, Pessoa recebeu o diagnóstico da doença na última quarta-feira (13). Ele apresentou febre e dor de cabeça.

O gestor municipal está de repouso e tomando remédios indicados por médicos em casa. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, a capital já registrou 1.731 casos confirmados de dengue e três mortes em 2022.

A última vítima foi uma mulher de 45 anos. Segundo a FMS, ela  tinha várias comorbidades e estava internada em uma unidade de saúde pública. No ano passado, foram 190 notificações e 140 casos confirmados na capital. Em todo o Piauí, os casos de dengue aumentaram 489% em relação ao mesmo período de 2021.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, especialmente entre os meses de novembro e maio. O acúmulo de água parada aumenta os riscos de proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. Entidades de saúde alertam que é importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

– Febre alta > 38°C.

– Dor no corpo e articulações

– Dor atrás dos olhos.

– Mal estar.

– Falta de apetite.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas no corpo.

É válido ressaltar que a  infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypit, reconhecido facilmente pelas pintas brancas nas pernas. O inseto também transmite a zika e a chikungunya, que são conhecidas como arboviroses.

Por Meio Norte

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *