Prefeitura confirma que não patrocinará carnaval de rua em Teresina após aumento de casos de Covid-19

COE e Prefeitura monitoram esse aumento e não descartam decretos com medidas de restrição.

Uma reunião entre os membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE municipal e da Prefeitura de Teresina ocorreu, nesta quarta-feira (26), para discutirem sobre o número crescente de casos positivos de Covid-19 na capital. Após o encontro, a prefeitura oficializou que não irá patrocinar carnavais de rua.

De acordo com o painel epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), no dia 1º de janeiro foram registrados 21 casos positivos da doença na capital, nesta terça-feira (25) o número chegou a 137 positivos, sendo no domingo (23) foram registrados 153 positivados.

Reunião do COE municipal e Prefeitura de Teresina sobre aumento de casos de Teresina — Foto: Reprodução

Reunião do COE municipal e Prefeitura de Teresina sobre aumento de casos de Teresina — Foto: Reprodução

A informação é do secretário de Governo, André Lopes, que afirmou que o prefeito Dr. Pessoa já havia dito ainda em dezembro que o carnaval realizado pela prefeitura estava cancelado. O gestor disse também que outras medidas estão sendo estudadas e vai depender do aumento de casos.

Segundo André Lopes, o prefeito Dr. Pessoa tem demonstrado preocupação com esses números crescentes e pediu que o comitê se reunisse para debater junto aos profissionais o que pode ser feito.

“Realmente os números são críticos e ficou definido hoje, na reunião que não vai haver carnaval de rua patrocinado pela prefeitura. Em dezembro, o prefeito já havia se manifestado nesse sentido e hoje isso é definitivo”, afirmou.

André Lopes ressaltou ainda que outras medidas podem ser tomadas e eventuais decretos podem ser publicados para limitar algumas ações, porém vai depender do andamento da situação dos casos da doença.

“A gente não quer criar alarde na população, vamos estudar de maneira profunda os dados antes de tomar qualquer decisão para não sermos precipitados”, esclareceu o secretário.

Aumento de leitos

Walfrido Samito, coordenador médico do COE, informou que foram trazidos na reunião os números de casos Covid-19 e que eles têm sido acompanhados de perto até o momento, os de testagem positiva, dos pacientes internados e a situação dos leitos que se tem na rede de saúde da prefeitura de Teresina.

Novos leitos foram abertos para atender os pacientes com síndrome respiratória aguda grave, são 101 exclusivos para essas internações, com a implantação de 15 leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) exclusivos para Covid.

A rede municipal de saúde está trabalhando com dois hospitais exclusivos para Covid (Miguel Couto, no bairro Monte Castelo e o Mariano Castelo Branco, no bairro Santa Maria da Codipi). No Monte Castelo são 20 leitos para UTI e 33 para internações clínicas. Já no Hospital da Santa Maria da Codipi são 31 leitos todos clínicos.

Novos leitos foram abertos para atender os pacientes com síndrome respiratória aguda grave. “Fizemos uma análise da situação atual da Covid-19 e viemos discutir esses dados na reunião. Vamos acompanhar de perto o número de casos e com base nas avaliações diárias é que serão definidas quaisquer questões que por ventura venham a surgir”, disse Walfrido Salmito.

Em todo o estado, o governo decidiu aumentar em 87 o número de leitos de Covid-19 nos hospitais estaduais após a ocupação chegar a 81% na última segunda-feira (24). No interior do estado, alguns hospitais estão com 100% de ocupação.

Por G1 PI

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais