Prefeitura de Jaicós e Adapi discutem reestruturação das feiras de animais no município

Nesta terça-feira (8.fev) representantes do Poder Executivo Municipal e da Adapi, escritório local, se reuniram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e discutiram a reestruturação das feiras dos animais no município de Jaicós, que abrange bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaicós, Deusmar Costa, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, João Bosco, secretário de Obras e Serviços Públicos, Jessé Gonçalo, o chefe do escritório local da Adapi, Dr. Abdias Último, o técnico da Adapi, Zé Luís, a médica veterinária do município de Jaicós, Dra. Mercês Dias, coordenador municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ivo farias e o funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Edson.

Os principais pontos abordados durante a reunião foram a reforma estrutural do local da feiras dos bovinos, com ampliação da sala de apoio e construção de banheiro sanitário, disponibilização de um servidor para recolhimento das Guias de Trânsito Anima (GTA’s), cadastramento de um médico veterinário junto as feiras dos animais, implantação do galpão, inserindo baias para abrigar animais na feira dos pequenos animais, exigência de recolhimento das GTA’s no Matadouro Público e comerciantes de carne bovina, que comprove a origem dos animais abatidos e comercializados no município de Jaicós, como também a possibilidade da unificação das duas feiras.

O Dr. Abdias Último, chefe do escritório local da Adapi, falou sobre o encontro.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a DAP está fazendo as recomendações que todos os municípios que possuem feiras semanais seja ovinos, caprinos, suínos, aves e até animais silvestres, que se tenha um maior controle da entrada e saída de animais nesse recinto agropecuário. Agora mesmo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instituiu o plano de erradicação da febre aftosa, esse plano deu início em 2017 e vai finalizar 2026. O objetivo desse plano  é retirar gradualmente a vacinação da febre aftosa. Nós temos o status hoje de zona livre com vacinação e a gente quer avançar esse status sem vacinação. Para que isso aconteça é necessário que se tenha esse controle sanitário de todas as feiras. Essa reunião em parceria com a Prefeitura de Jaicós, com todos os entes envolvidos, visa buscar soluções para que  tenhamos uma feira de animais semanal com excelência, e melhorar também os indicadores do setor agrário. Para termos um ideia, algo em torno de 60% do PIB advém do setor primário. É por isso que a gente na qualidade de médico veterinário e agropecuário, estamos preocupados com esse mesmo propósito. A feira de Jaicós, ela tem uma importância muito grande e requer a necessidade desse cuidado especial. A feira de Jaicós, com todo respeito aos demais municípios, possui  uma das maiores feiras do Estado do Piauí. É por isso que a gente tem que ter zelo e cuidado com a manutenção dessas feiras. Nós temos algo em torno de 80% da agricultura de base de Jaicós, que é agricultura subsistência”, explicou.

Dr. Último disse que para continuar mantendo os bons índices das feiras de Jaicós, requer atenção: “Precisamos intensificar as fiscalizações volantes daqueles criadores e criadoras que possuem bovinos, suínos, caprinos que transitam com esses animais sem a GTA, e nós seremos muito vigilante nesse quesito. Nós estamos aqui não é preocupado com a arrecadação, estamos preocupados com a questão de sanidade animal. Para  isso acontecer, é necessário que a gente comece a propagar essas informações, porque a população ganha e ganha também a gestão”, e acrescentou “a aceno da prefeitura foi extremamente positivo, e com certeza os índices e o cenário agropecuário de Jaicós vai melhorar a cada dia. Melhorar porque todos os atores envolvidos estão imbuídos em melhorar essa situação das feiras”, disse confiante.

O chefe de Gabinete, Deusmar Costa, que representou o prefeito Neném de Edite na reunião, disse que a reunião que discutiu a reestruturação das feiras de animais em Jaicós, foi positiva.

“A prefeitura já vem trabalhando essa questão, inclusive está concluindo um projeto para reformar o curral dos animais. A ouvir os pontos abordados pela Adapi, vamos levar ao conhecimento do nosso prefeito, para que ele possa analisar e se planejar para implantar as melhorias, tanto na feira dos animais como no matadouro público. Inicialmente já ficou definindo aqui na reunião, que a Dr. Mercês, veterinária do município, será cadastrada junto as feiras dos animais”, relatou.

O secretário de municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Bosco, reforçou a participação da gestão na reestruturação das feiras.

“Vamos dar o melhor da gente  e melhorar o matadouro público, a estrutura da feira, essa é a nossa meta. Sabemos que tudo isso depende de recursos, mas o objetivo é  fazer o que foi discutido aqui. Essa melhoria é necessária e nós já estávamos trabalhando neste sentido”, ressaltou.

Por Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais