Prefeitura de Jaicós e Programa Passo à Frente entregam 573 equipamentos no município

A terceira fase do Passo à Frente no Território Vale do Rio Guaribas foi realizada nesta sexta-feira (20), no município de Jaicós, com a entrega de 1.067 equipamentos, destes, 573 somente para o município de Jaicós.

O programa é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e Prefeitura de Jaicós.

A iniciativa vem beneficiando pessoas com deficiência em todo o Piauí e tem como objetivo descentralizar os serviços de saúde, facilitando o acesso da população a próteses e órteses, além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, disse que todos os municípios estão de parabéns e as pessoas que estão recebendo também: “Era uma procura muito grande no nosso município. Conseguimos nessa nossa gestão, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Dr. Aderson, trazer esse programa para Jaicós, com a ajuda também da nossa primeira-dama e deputada federal Rejane Dias. Com esses equipamentos a vida dessas pessoas terão uma melhorias significativa”, ressaltou.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o programa já beneficiou milhares de pessoas com deficiência desde 2016. “Já percorremos mais de 100 municípios, entregando aproximadamente 10 mil equipamentos. Esse projeto é muito importante para a reabilitação e inclusão dessas pessoas e o nosso objetivo é chegar a todos os municípios do Piauí com o Passo à Frente”, destacou.

A deputada federal Rejane Dias destinou emendas parlamentares para o programa. Ela acredita que o Passo à Frente gera qualidade de vida para as pessoas com deficiência. “O Piauí é referência nacional nessa área e estamos há mais de 10 anos na luta, sempre buscando continuar com esse importante trabalho”, declara a parlamentar.

Claudino Alves, morador de Jaicós, teve o pé amputado em março e foi beneficiado com cadeira de rodas, cadeira adaptada para banho, prótese e muletas. “Estou muito feliz, pois esse momento é muito importante para nós que precisamos desses equipamentos e agora podemos recebê-los perto de casa”, disse.

Ao todo, foram entregues 1.067 equipamentos, sendo 42 andadores, 242 muletas, 201 cadeiras de rodas, 136 cadeiras de banho, 359 calçados ortopédicos, 81 órteses e 6 próteses. Durante a entrega, a população contou com o apoio da oficina ortopédica móvel, responsável por realizar os ajustes finais nas peças.

Os municípios do Território Vale do Rio Guaribas que já passaram pela primeira e segunda fases (articulação e medição) de execução do cronograma do programa e que agora participaram da terceira etapa são: Jaicós, Padre Marcos, Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Vera Mendes, Geminiano e Isaías Coêlho.

Imagens:

 

 

Autoria: Bruna Ferreira: Governo do Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *