Prefeitura de Jaicós realiza com sucesso a I Feira da Agricultura Familiar e de Agronegócio

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, realizou nesta sexta-feira (5.jul) na rua do banco do Brasil, centro da cidade a I Feira da Agricultura Familiar e de Agronegócio.

O evento contou com o apoio do SEBRAE-PI, EMATER-PI, SDR-PI, Governo do Estado do Piauí e do deputado estadual Georgiano Neto.

Várias autoridades locais e regionais participaram da feira como o prefeito de Jaicós, Neném de Edite, prefeito de Vera Mendes, Milton Oliveira, vice-prefeito de Paulistana, Carlos Liberato, secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Jaicós, João Bosco, presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Márcio Crisanto e demais vereadores presentes: Bosquinho e Edinaldo Santana; vereadoras, Mocinha e Sirlene, secretários municipais de Jaicós: Osmildo Oliveira (Juventude e Esporte), Audeli Coutinho (Saúde), Deusmar Costa (Gabinete), Lázro Reis (Administração), Degerson Lima (Relações Institucionais), Sônia Ribeiro (Educação) e Luvercy Carvalho (Obras); Oziana Oliveira, diretora do Hospital Florisa Silva, Ana Meire, gerente regional do SEBRAE-PI, Clébio Coutinho, Diretor Técnico da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar; Dr. Último, chefe do Escritório da ADAPI/Jaicós; vereador de Paulistana, Osvaldo; comitiva de Simões formada por Rosenaldop Coelho, presidente da Caprinova; Charles, secretário do meio Ambiente, Raimundo Leite, secretário de Projetos Especiais; secretários municipais de agricultura de Francisco Macêdo, Sebastião Leal e de Massapê do Piauí,Francivaldo; secretária de Administração de Paulistana, Auristela, Ronaldo do setor de Agronegócio do Banco do Brasil e José Acelino, presidente da AGROCRUS.

A Feira da Agricultura Familiar e de Agronegócio encantou ainda mais a cidade famosa pela sua feira livre realizada na segunda-feira. Quem passou por Jaicós nesta sexta-feira teve a oportunidade de vivenciar o significado da produção das famílias no campo.

Cerca de 12 expositores participaram com seus stands: Associação Agrocrus do Pau do Inxuí com goma, farinha e derivados da mandioca; Abatedouro JJS com verduras e Carnes; produtos de limpeza em geral do povoado Esquisito; mulheres Guerreiras do povoado Esquisito com sucos, bolos, castanhas e derivados da mandioca; Marinalva Lopes com sandálias de material reciclável; Artesãs Domingas Crochê e Laine rabiscando unhas, ambas da sede do município; Paulista- Edvaldo, frutas e verduras; Zezinho caldod e cana; Ana Vila, Artesanato; Associação de Mulheres da Várzea Queimada com a produção de peça derivadas da palha de carnaúba e de pneus; Maria Antonia e Dedé Agente Comunitário de Saúde com galinha caipira e capote; localidade Angical dos Magros com queijo e manteiga; Petrosolar com energia solar e César de Genésio com ovinos.

De acordo com o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

A agricultura familiar ainda produz 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo. O setor também é responsável por 60% da produção de leite e por 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

O prefeito Neném de Edite falou na abertura do evento: “Só temos a agradecer a cada um, cada uma que trabalhou para a realização desta feira. Aos agricultores e agricultoras familiares de Jaicós, aos amigos secretários dos municípios vizinhos, vereadores e demais representantes. Inicialmente iríamos realizar esta feira somente em setembro, mas antecipamos e corremos contra o tempo. Ano que vem realziaremos uma feira maior ainda e com muito mais apoio”, disse o gestor.

Várias autoridades locais,  regionais e representantes da agricultura familiar também falaram sobre a importância da feira para o município e para a região.

Durante a realização da feira o forró pé de serra esteve presente ao som de Chiquinho do Acordeon e banda.

Às 11h foi realizada no auditório da Assistência Social, centro da cidade, próximo à feira uma palestra sobre agronegócio e pequenos empreendedores que foi ministrada pelo consultor do SEBRAE-PI, Alexandre Junior.

Veja mais imagens da feira:

Fonte: Portal Saiba Mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *