Prefeitura de Jaicós realiza o I Sarau da Inclusão voltado para pessoas com deficiência

Em alusão ao o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro, a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenação da Pessoa com Deficiência, realizou na noite desta quarta-feira (2.out) no Centro de Convivência de Idosos (CCI) o I Sara da Inclusão.

O evento reuniu numa mesa redonda autoridades locais e profissionais, como a secretária municipal de Assistência Social, Karol Meneses, a vereadora Sirlene Lopes, a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Kelcileyane Pereira, demais coordenadoras: Malvina Freitas (NASF), Elimária Crisanto (Centro de Fisioterapia), Anunciação Crisanto (CRAS), Larisse Dias (CREAS); articuladora do Selo Unicef, Jasmira Leal, Dr. Pedro Henrique do CREAS, assistentes sociais: Rasa Araújo (Picos), Mariana Santana (Nasf), Amanda (CRAS); a fisioterapeuta Bruna Carvalho e a presidente da ABAE e assistente social do Caps, Katiúcia Dantas.

A secretária municipal de Assistência Social, Karol Meneses abriu o evento agradecendo a presença de todos: “Eu sei do esforço que foi para que vocês estivessem aqui. Aproveito também para dizer que sei que todas as pessoas que vieram estão unidas por uma mesma causa, independente da secretaria ou o órgão, que é a inclusão, a melhoria de vida da pessoa que tem uma necessidade especial”, disse.

A coordenadora da Pessoa com Deficiência do município de Jaicós, Kelcileyane Pereira, também a agradeceu a presença de todos e o empenho das profissionais do Serviço Social pela contribuição na realização do evento e lembrou que o I Sarau da Inclusão é em comemoração ao 21 de setembro: “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência”, e acrescentou “segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, explicou.

Antes do início da mesa redonda, onde foram explanados temas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), foram feiras várias apresentações com a participação de pessoas com deficiência.

A primeira apresentação foi feita por Jordana que leu o poema de Mário Quintana: “Deficiências”.

Marcelinho e Amanda dançaram ao som do hit “Jeniffer”.

A professora Marcilene juntamente com suas alunas do povoado Várzea Queimada, cantaram em Libras a música “Tocando em frente” de Almir Sater.

Jonielton do povoado Santo Antônio, zona rural de Jaicós, tocou e cantou a música “Meiga Senhorita” de Zé Geraldo.

Os usuários do Caps de Jaicós cantaram o Hino dos Excepcionais.

Isaías recitou uma poesia sobre a inclusão, na qual discorreu também sobre o I Sarau.

Dilma Moura de Carvalho, estudante de pedagogia, leu uma poesia de sua autoria, também falando sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

Após as apresentações teve início a mesa redonda com explanação dos direitos contidos na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Direito a educação, ao transporte e a moradia, com a assistente social Rosa Araújo.

Direito a saúde e ao trabalho com a assistente social do Nasf de Jaicós, Mariana Santana.

Direito a acessibilidade e amparo social com a assistente social do Cras de Jaicós, Amanda.

A fisioterapeuta do centro de Fisioterapia do Hospital Florisa Silva de Jaicós, Bruna Carvalho, falou sobre reabilitação.

A presidente da Abae e também assistente social do Caps, discorreu sobre o direito ao lazer e cultura.

O Dr. Pedro Henrique falou sobre: da igualdade e da não discriminação e dos crimes e das infrações administrativas.

Mais imagens do evento:

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais