Prefeitura de Jaicós vai realizar campanha de combate à leishmaniose (calazar) de 1º a 31 de outubro

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Sanitária, estará realizando de 1° a 31 de outubro uma Campanha de Combate a Leishmaniose Viceral (calazar) na zona urbana do município.

A campanha tem início dia primeiro de outubro com a palestra para a população no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) às 8h30 da manhã.

Serão realizadas também nas redes de ensino municipal e estadual e mutirões nos bairros da cidade pelos Agentes de Endemias no turno da tarde das 14h às 17h para realização dos testes rápidos nos animais domésticos (cães e gatos) e orientações para a população.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária no município, Jacielly Karine Freitas Silva, faz um apelo para que todos os donos de cães e gatos estejam presentes durante as visitas, na hora da realização dos testes nos animais: “Com a presença dos donos, segurando, os animais ficam mais tranquilos, mais calmos e facilitam o trabalho do Agentes de Endemias”, orientou.

Coordenadora da Vigilância Sanitária no município, Jacielly Freitas

A leishmaniose visceral (VL), também conhecida como calazar, é a forma mais grave da leishmaniose. Se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos.

O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

Sintomas

A doença, quando progride, se manifesta de dois a oito meses após a infecção com e se caracteriza por acessos irregulares de febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado, nódulos linfáticos inchados e anemia. No entanto, se a carga parasitária é alta ou o nível de imunidade do paciente é baixo, o período de incubação é de 10 a 14 dias.

Veja a programação da Campanha:

Inicio dia 01 de outubro com a Palestra para a população às 08:30 no CCI

Mutirão nos Bairros a partir das 14:00h

Nossa Senhora das Mercês – 01, 02 e 03 de outubro

João Melé – 04, 07 e 08 de outubro

Nova Olinda – 09, 10 e 11 de outubro

Matadouro – 14, 15 e 16 de outubro

Serranópolis – 17, 18 e 21 de outubro

Alto de Adão – 22, 23 e 24 de outubro

Pedrinhas – 25, 28 e 29 de outubro

Centro – 30 e 31 de outubro

Palestras nas escolas municipais e estaduais

Dia 08 de outubro às 16:00h na E.M. Liria Maria Cruz Alencar

Dia 09 de outubro às 13:00h na E.M Francisco Crisanto

Dia 10 de outubro às 15:00h na U.E Professor Mariano

Dia 16 de outubro às 9:30h e 15:30 na U.E Anísio de Abreu

Dia 17 de outubro às 15:30h U.E Lily Silveira

 

Fonte: Portal Saiba Mais

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *