Prefeitura de Patos do Piauí promove campanha contra o bullying nas escolas municipais

A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar promoveu nesta quarta-feira (24/abr) uma Campanha de Conscientização sobre a importância de combater o bullying nas escolas.

A ação foi desenvolvida nas turmas do 8° e 9° ano da Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto na sede do município.

A campanha, busca promover, no âmbito escolar e na sociedade, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas escolas.

A palestra foi proferida pela psicóloga Giovanna Cronemberg com a participação do Conselho Tutelar de Patos do Piauí que orientou sobre as possíveis consequências em relação a quem comete o bullying.

A cada dia, tornam-se mais comum casos de bullying, sobretudo no ambiente escolar. São formas de violência física, emocional e psicológica que acarretam sofrimento, angústia, dor e fragilidade. Muitas vezes, essa prática é tratada, erroneamente, como uma brincadeira de mau gosto e pode causar danos físicos e psicológicos à vítima.

Mas o que é bullying?

A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.

Estudos recentes mostraram que adolescentes que sofrem bullying correm maior risco de desenvolver episódios psicóticos e apresentam níveis mais baixos de um neurotransmissor chave numa parte do cérebro envolvida na regulação das emoções. A expectativa é que este neurotransmissor possa ser um alvo potencial para intervenções farmacêuticas destinadas a reduzir o risco de perturbações psicóticas, de acordo com estudo publicado recentemente na revista científica Molecular Psychiatry.

Fonte: Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais