Preso tio acusado de abusar de cinco crianças da mesma família em Teresina

Uma das crianças narrou os abusos sofridos para a professora, o que motivou a investigação da Polícia; acusado está preso na DPCA.

Um indivíduo identificado pelas iniciais M. H., de 37 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (18) pela Polícia Civil do Piauí. De acordo com informações da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), ele é o Analista de Sistemas e professor substituto de escolas privadas de Teresina acusado de estuprar uma menina de 7 anos. A criança narrou os abusos que sofreu para a professora, o que motivou a investigação da polícia.

A prisão ocorreu nesta terça, dia do aniversário do acusado. De acordo com a delegada da DPCA, Lucivânia Vidal, a criança não foi a primeira vítima de abuso sexual por parte do professor. Ao todo, são cinco vítimas com idades entre sete e 13 anos.

“Eram crianças próximas dele. Inclusive, das três últimas vítimas, ele era padrinho de uma. Uma das vítimas chegou a falar para a professora, por isso que tem essa ligação (denúncia) do colégio. A professora, então, começa a observar as outras irmãs, e aí elas vão falando. Porque, às vezes, as vítimas não percebem que estão sendo abusadas” Lucivânia VidalDelegada DPCA

A denúncia da criança de sete anos desencadeou a investigação sobre a prática do crime com as outras crianças da mesma família. O acusado se aproveitava da proximidade com as vítimas. “A primeira denúncia ocorreu em setembro. A última denúncia foi agora em novembro. Ele era próximo do núcleo familiar, era o padrinho de uma delas, levava para o colégio, final de semana levava para o shopping. Era aquele amigo da família”, informou a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, os atos libidinosos ocorriam em ambientes fechados e ele exercia controle sobre as vítimas. O inquérito sobre os crimes foi finalizado em novembro, a partir disso, a delegada pediu a prisão preventiva do suspeito, que foi decretada pela justiça, com parecer favorável do Ministério Público.

Lucivania Vidal, delegada titular da DPCA - (Arquivo / O Dia)Arquivo / O Dia Lucivania Vidal, delegada titular da DPCA
Família ficou surpresa ao saber dos crimes cometidos

Segundo a delegada da DPCA, os familiares das vítimas se disseram “surpresos” ao saberem da investigação do acusado. “Ele fazia parte do núcleo familiar das vítimas, amigo dos pais, então tinha confiança dos pais, tão tal que quando houve a primeira denúncia, os pais ficaram muito surpresos em virtude da proximidade que ele tinha com as vítimas e com a família. E aí ele praticava os abusos justamente pela confiança, ele ficava só com as vítimas”.

No Piauí, escolas vão ensinar crianças a identificarem abusos sexuais

Casos de abuso, como o dessas cinco crianças infelizmente são mais comuns do que se imagina. Por isso, recentemente foi sancionada a lei nº 8.173/23, que dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para a identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual no Estado.

exploração infantil, exploração sexual infantil, violência contra crianças e adolescentes - (Edilson Rodrigues/Agência Senado)Edilson Rodrigues/Agência Senado exploração infantil, exploração sexual infantil, violência contra crianças e adolescentes

Conforme a legislação, crianças e adolescentes, sejam eles do ensino fundamental e médio, terão acesso a aulas de capacitação com conteúdo que estimule a conscientização, identificação e prevenção à situação de violência e abuso sexual.

Para dar viabilidade à lei, o Governo informou que pretende contratar profissionais com grau capacitado, podendo ser professores, psicólogos, psicopedagogos ou assistentes sociais.

Fonte: André dos Santos e Maria Clara Estrêla/Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais