Professor Cláudio Roberto lança livro sobre a história de São João da Canabrava nesta sexta-feira (28)

Após mais de 30 anos de pesquisas, na próxima sexta-feira, 28, o professor e historiador Claudio Roberto lança o livro “Memorias da Minha Terra”, que traz a história de São João da Canabrava desde o povoamento, passando pelo processo de emancipação política até os dias atuais.

Professor Cláudio Roberto. Foto: Jean Oliveira.
Para saber sobre a obra, que com certeza é muito aguardada pelos canabravenses, o CN1 conversou com o professor Cláudio, que revelou detalhes da pesquisa e a expectativa para o lançamento, que acontece às 19h no Ginásio Municipal João José Batista, em São João da Canabrava.
Segundo o professor Cláudio, o interesse em pesquisar as origens canabravenses surgiu na adolescência.
  • “Desde os meus 16 anos eu já tinha esse interesse em pesquisar sobre as origens de minhas famílias que são de São João da Canabrava. Naquela época, na década de 80, eu comecei uma pesquisa inicial, consegui levantar alguns dados importantes sobre a colonização de São João da Canabrava”, disse.
De acordo com Cláudio Roberto, na época as pesquisas foram feitas de forma oral, a partir de conversas com as pessoas mais velhas que repassaram as informações. Além disso também foram feitas pesquisas em documentos históricos e o resultado da pesquisa se transformou em um pequeno livro.
  • “Na época nós fizemos a impressão desse texto, desse livro. Um livro pequeno e com a ajuda do prefeito da época, Pedro Isidoro Neto, fizemos a impressão na gráfica e distribuímos gratuitamente para os alunos, isso em 1989”, acrescentou.

Quando entrou para a universidade, para cursar História, as pesquisas continuaram e a graduação foi um incentivo a mais para pesquisar sobre São João da Canabrava.

Cláudio Roberto fala sobre pesquisa para produção do livro. Foto: Jean Oliveira.
  • “As pesquisas começaram em 1988, justamente no período que a gente estava empolgado no processo de emancipação política, então eu digo que há trinta e cinco anos demos início a esse trabalho que hoje se transformou em um livro.”
O professor antecipa que o leitor vai encontrar no livro “Memórias de Minha Terra” a história desde os primeiros habitantes, curiosidades do cotidiano e fatos que entraram para a história do município.
  • “Os primeiros habitantes, as populações indígenas nativas, os primeiros colonizadores de origem portuguesa, o padre Manoel Florêncio Santos, que aqui fundou uma fazenda e outros mais, e a passando pelo processo de evolução urbana, comercial, religiosa, como a edificação das primeiras igrejas”.
O livro também narra a história da educação, com a construção das primeiras escolas, as primeiras professoras. Além disso, traz personagens importantes, e canabravenses ilustres, que segundo Cláudio Roberto, de alguma forma contribuíram, não somente para a história local, mas também para a história a nível nacional. Nós temos personagens de destaque que o leitor vai encontrar.
  • “Nós aprofundamos a pesquisa no processo de emancipação política, que e vinha se arrastando desde 1964. Bem antes, em 1963, foi o primeiro projeto, até quando de fato alcançamos a nossa emancipação efetiva em 1988. As primeiras eleições, os primeiros prefeitos até a atual administração.”
Livro “Memórias de Minha Terra” será lançado dia 28 de abril. Foto: Jean Oliveira.

Durante a entrevista o professor citou alguns personagens que o ajudaram a resgatar essas memórias.

  • “Eu posso citar o Marciano de Souza Veloso, seu Marciano Bitônio, que era um historiador nato, e me deu muitas informações. Eu cito o saudoso João Inês, e cito outros personagens, que foram muitas pessoas que me ajudaram e uma pessoa que até hoje me ajuda e eu considero assim um grande historiador e um autodidata é o seu José Miúdo de Aparecida, que contribuiu e continua contribuindo em me repassar informações”, acrescentou.

Cláudio Roberto lembra que além das fontes orais, na pesquisa de campo visitou cemitérios, cartórios, a Câmara Municipal de Picos. A pesquisa também se concentrou em projetos da Assembleia Legislativa do Piauí e o Arquivo Público do Estado.

  • Para mim esse livro significa guardar, preservar a nossa memória. Uma sociedade que não tem memória, não tem identidade. Uma sociedade que não tem sua memória está fadada a desaparecer. Nós tivemos essa preocupação ao longo desses trinta anos, de guardar essas informações para que os jovens de hoje conheça a sua história, conheça esse passado, conheça a evolução de São João da Canabrava e o que nós podemos evoluir.

Perfil
Cláudio Roberto Borges de Sousa nasceu em Diadema / SP, no dia 26 de março de 1972. É filho do casal Gregório Borges de Sousa e Maria de Sousa Leal Borges. Quando criança se mudou com os pais para São João da Canabrava e por isso se considera canabravense de coração e pertence a famílias tradicionais canabravenses como a Celerino, Família Hipólito Ferreira,  Família Borges Leal, Família Veloso, Batista e a Família Carvalho
É formado em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É professor na rede pública e particular de ensino desde 1993. É casado e pai de dois filhos. Desde 2017 exerce o cargo de Secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo na prefeitura de São João da Canabrava.
Fonte: Canabrava News
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais