Quatro casos suspeitos de varíola dos macacos foram notificados em Teresina, segundo FMS

 Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, até o momento, quatro casos de monkeypox, a varíola dos macacos, foram notificados na cidade.

Esta semana, o primeiro confirmou o primeiro caso em um paciente de 46 anos da cidade de Batalha, distante a 166 km de Teresina.

Por conta disso, o Comitê de Operações Emergenciais da FMS passou a monitorar os indicadores e casos da varíola dos macacos na cidade.

“Em 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde declarou que a situação da varíola dos macacos se configura como emergência de saúde pública de interesse internacional; os Estados Unidos declararam emergência de saúde por causa da doença”, ressaltou o médico infectologista Walfrido Salmito, membro do COE-FMS.

Monkeypox no Piauí 

O Instituto Fiocruz confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) no Piauí. Nove casos estavam sendo monitorados pela Sesapi. Três deles foram descartados, um confirmado e cinco ainda estão em análise.

A confirmação foi feita na quinta-feira (4) pelo superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, durante entrevista coletiva, após exame realizado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, testar positivo.

Agora são cinco casos monitorados nas cidades de Parnaíba, União, Esperantina, Curralinhos e Hugo Napoleão.

Nataniel Lima/Cidade Verde

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.