Secretaria de Justiça mantém suspensão de visitas nos presídios do Piauí

A secretaria autorizou apenas a entrega de itens básicos por parte dos familiares nos presídios do Estado do Piauí.

Por Bárbara Rodrigues, G1 PI

A Secretaria de Justiça do Piauí decidiu prorrogar por mais sete dias a suspensão das visitas em todos os presídios do Piauí após o aumento dos casos de Covid-19 no estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de março.

Ficam então suspensas: as visitas sociais e íntimas; o atendimento de advogados e defensores públicos, salvo os casos urgentes; escoltas de presos custodiados no Piauí, com exceção de requisições judiciais, inclusões e situações emergenciais; serviços de assistência religiosa e capelania; e serviços de assistência educacional.

A secretaria autorizou apenas a entrega de itens básicos por parte dos familiares nos presídios. As visitas virtuais também seguem normalmente. Os atendimentos de advogados e defensores vão poder ser realizados por meio de videoconferências.

Na portaria, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, destacou que em vários estados brasileiros as visitas foram suspensas e que são necessárias medidas mais restritas considerando “o atual momento da pandemia, com indicadores crescentes em todo o país, inclusive com casos comprovados de novas variantes, com potencial mais elevado de transmissibilidade”.

Casos de Covid no Piauí

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), na noite de sábado (20), nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 941 casos confirmados e 24 óbitos pela Covid-19

Os casos confirmados no estado somam 192.786 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.802 e foram registrados em 217 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.169 ocupados, sendo 742 leitos clínicos, 379 UTIs e 48 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.153 até o dia 20 de março de 2021.

Medidas restritivas

O governador Wellington Dias (PT) informou que nessa semana o Estado do Piauí vai seguir com as medidas restritivas que foram implementadas na semana passada, com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e a taxa de ocupação dos hospitais que está superior a 90%.

De acordo com o Governo do Piauí, as medidas valem a partir de segunda-feira (22) até às 5h da segunda-feira seguinte (29). O comércio poderá funcionar até às 17h e os shoppings centers no horário de 12h a 20h. Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até às 20h

De segunda-feira (22) até as 5h da segunda-feira seguinte (29), está proibida, a partir das 21h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *