Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós realiza moblização de combate à dengue
Na manhã desta terça-feira (12.mar) a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, realizou uma mobilização de combate ao aedes aegypti – o mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e o vírus da Zica.
A concentração para o mutirão foi na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Neném de Edite, do vice-prefeito Weslly Bispo, secretária de Saúde, Audeli Coutinho, Controlador Geral do município, Wandym Lima, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Patrícia Silva, Coordenadora da Vigilância Sanitária, Mara Sousa, médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias e demais profissionais de saúde.
Divididos em equipes, a Vigilância Sanitária passou orientações para os moradores, recolheu pneus, garrafas, copos e outros materiais propícios ao acúmulo de água nas ruas, avenidas e nos quintais das residências visitadas da sede do município.
As ações de combate à dengue é um trabalho contínuo realizado pela prefeitura que ocorre durante o ano todo, contando com visitas periódicas em imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas de doenças transmitidas principalmente por mosquitos, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelo mosquito, e pediu para que a população contribua através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. E destacou a importância da união de todos na luta contra o Aedes Aegypti. “Agradecer a todos que se comprometeram com esta Ação, bem como os moradores das residências visitadas, as equipes da Saúde que estão exercendo seu trabalho, no entanto, sem a conscientização e ajuda da comunidade, ficará difícil erradicar o problema”, concluiu.
A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Mara Sousa, destaca que a mobilização é fundamental para orientar a comunidade e engajar moradores no combate à dengue. “A atuação da população é fundamental para eliminar criadouros do mosquito da dengue. Nossos agentes orientaram e vão continuar orientando sobre os cuidados necessários e verificar possíveis locais que possam acumular água”, afirma.
Imagens:
Por Portal Saiba Mais
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229