Secretaria Municipal de Saúde reúne profissionais e debate a melhoria da assistência farmacêutica no município de Jaicós

A Secretaria Municipal de Saúde Jaicós, realizou nesta quarta-feira (07.ago) no auditório da Assistência Social uma reunião com os profissionais que integram a saúde do município. O objetivo da reunião foi discutir ações em conjunto com os profissionais, bem como criar estratégias de melhorias dentro da assistência farmacêutica.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Kainã Mendes, a farmacêutica responsável pela Farmácia Básica do município, Katia Dias e a técnica de enfermagem e colaboradora da assistência farmacêutica do município, Janielly Alves.

A farmacêutica Katia Dias falou aos profissionais sobre o uso racional dos medicamentos e o controle no município sobre o Hórus: “Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica que o município de Jaicós aderiu agora em 2019, através do Ministério da Saúde e que será implantado Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF”.

Hórus é um sistema de informação web, que tem como objetivo qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, contribuindo para ampliação do acesso aos medicamentos e a qualificação da atenção à saúde prestada à população. “Agora, o paciente deverá estar munido de receita médica e o cartão do SUS para receber as medicações nas unidades de saúde do município”, frisou a farmacêutica.

“Possibilitar planejamento, mais rigor no controle da validade de medicamentos, administração de recurso financeiro, monitorar a dispensação e controlar o estoque de remédios oferecidos pelas farmácias municipais. Estas são as principais vantagens do Hórus, um programa de informação do Ministério da Saúde, destinado ao registro de informações e utilização de medicamentos de programas  básico e estratégico”, acrescentou Katia.

Durante a reunião a secretária de Saúde anunciou a criação de uma comissão formada por profissionais da saúde, a qual deverá ser analisada pela Câmara de Vereadores para que seja efetivada oficialmente no município.

“Como os medicamentos disponibilizados pelo SUS estão listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), cada novo medicamento a ser incorporado na Rename será, antes, analisado por essa comissão que deverá ser criada”, explicou Audeli.

A relação da comissão que será encaminhada para a Câmara Municipal, tem a seguinte formação: médicos (as), Marília e Francisco Policarpo; dentistas, Marcellus e Rubens; ACSs, Dedé e Juracilda; enfermeiras, Rakel e Lúcia; técnicas PSF, Marceliene e Adelinês e auxiliar de Saúde Bucal, Valéria.

Mais imagens:

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais