Secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, afirma que uso de máscara segue obrigatório no estado: ‘Medida importante’

A obrigatoriedade do uso ou não de máscaras no estado será decidida, segundo o gestor, pelo Centro de Operações Emergenciais (COE).

Em um vídeo divulgado neste sábado (13), o secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que o uso de máscara continua sendo obrigatório no estado. A declaração do gestor foi feita após o governador do estado vizinho, Flávio Dino (PSB), anunciar que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão.

O secretário informou que cabe ao Centro de Operações Emergenciais (COE) decidir, tomando como base os dados epidemiológicos da pandemia e os níveis de vacinação, se o uso de máscaras deve ser obrigatório ou não no Piauí. Porém, segundo Florentino, este ainda não é o momento adequado.

“Quero dizer que, embora algumas cidades e estados possam estar desobrigando seus cidadãos ao uso de máscaras, esse uso da máscaras continua sendo facultativo. Cada cidadão vai decidir pelo uso ou não. Aqui no Piauí continua a obrigatoriedade como medida preventiva importante nesse momento ainda”, comunicou no vídeo.

Segunda dose contra Covid-19

O gestor aproveitou para alertar sobre a importância da segunda dose no processo de imunização contra a Covid-19. Isso porque, no Piauí, quase 200 mil pessoas não retornaram para a segunda dose da vacina. “Essas pessoas devem ser sensibilizadas a retornarem aos postos, os municípios estão com esforços de busca ativa para identificar essas pessoas e as levarem para as unidades de saúde para receberem a segunda dose”, comentou.

Por G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *