Sessão Solene marca entrega de sete títulos de cidadania jaicoense dentro da progamação dos 190 anos de Jaicós

A Sessão Solene realizada na Câmara Municipal na noite deste sábado (17.fev), parte integrante da programação do aniversário de 190 anos de Jaicós, marcou a entrega de títulos de cidadania. As indicações dos vereadores, Ednaldo da Farmácia, João Bosco Evangelista Lima o “Bosquinho”, Jessé Gonçalo; vereadoras, Mocinhas Nascimento e Sirlene Lopes; ex-vereadores, Márcio Crisanto e Elias Pereira e a ex-vereadora, Rozalice Freitas, homenagearam: Antônio Virgínio da Silva (Baiano), Deik de Barros Fernandes, Alan Gonçalves Sousa Viana, Marcos Antônio Bezerra Neto, Lúcio João Leal Barros, Francisco Altino Leite Neto e Maria Cristina de Sousa.

A Sessão Solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Ednaldo da Farmácia e contou com a presença dos demais vereadores (as), Franscisca de Manim, João Bosco Evangelista Lima “Bosquinho”, Dalvenisa da Conceição Nascimento Sousa “Mocinha”, José Reis Sousa, Benedito Alencar, Divino Macêdo, Sirlene Lopes, Jessé Gonçalo, Branco Rodrigues e Antônio Robert “Robim”.

A solenidade também contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de Jaicós, Neném de Edite, o vice-prefeito Weslly Bispo, o prefeito de São José do Piauí, Edmaelton Bezerra, o comandanted a 3ª CIA da Polícia Militar de Jaicós, tenente Tenório, secretários municipal de Obras e Serviços Públicos, Elias Pereira e Anunciação Crisanto que representou seu filho, o ex-vereador Márcio Crisanto.

A Sessão Solene marcou o reconhecimento público dedicado à pessoas que contribuíram e que mantém trabalho e dedicação em diversas áreas de atuação em favor do desenvolvimento de Jaicós.

Durante a solenidade, foram entregues os Títulos de Cidadania aprovados pelo Poder Legislativo.

Após o recebimento, todos os agraciados pelo Título de Cidadania Jaicoense tiveram direito a discurso.

A empresária do ramo óptico Maria Cristina de Sousa, homenageada pelo vereador Bosquinho foi primeira a se pronunciar.

“Eu não vou me estender muito, mas importante que todos saibam que eu não sou uma forasteira, eu sou de Massapê (pertencia a Jaicós), minha mãe nasceu e se criou em Massapê e eu sou bisneta de Raimundo do Peixe.”

O empresário Deik Fernandes que recebeu a honraria por meio de uma propositura do vereador Jessé Gonçalo e do ex-vereador Márcio Crisanto, visivelmente emocionado, expressou.

“Se eu já brigava por Jaicós antes, agora vou brigar mais ainda! Vou ficar aqui sempre e dedicar minha vida a esta cidade, lutar para poder fazer a diferença mais ainda”.

O também empresário Alan Gonçalves Sousa Viana, diretor do Armazé do Povo, foi suscinto nos agradecimentos.

“Quero agradecer a meu pai, Antônio Gonçalves, grande responsável por tudo. Agradecer ao meu amigo e irmão Elias Pereira, pela proposição do título e a todos os vereadores da legislatura pela aprovação do projeto de forma unânime, como também a todos os vereadores desta legislatura pela calorosa acolhida, assim como os funcionários desta casa.”

O médico Marcos Antônio Bezerra Neto, que teve a homenagem propoosta pela veeradora Mocinha, após relatar sua chegada a Jaicós, as fases boas e as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, citando a perda do seu pai, Ademar Bezerra, falou em gratidão.

“Quero agradecer o acolhimento e o convite da diretora Oziana Oliveira, do prefeito Neném de Edite, para trabalhar no Hospital Florisa Silva, como também a forma como me receberam, não só eles, mas todos os funcionáriso do hospital”e confidenciou “quando encontro uma pessoa em qualquer lugar ela diz que é de Jaicós, é como seu estivesse encontrando um irmão, uma irmã.”

O professor Lúcio João Leal Barros, que foi homenageado por meio de uma propositura da vereadora Sirlene Lopes, falou do apreço pela “Terra do Galo”.

“Eu poderia ter escolhido qualquer outra cidade para morar, trabalhar, mas eu já tinha laços em Jaicós. Não tem como não gostar de uam terra como esta. Esse título vem culminar com esse laço que já tenho com Jaicós já há 20 anos.”

O radialista Francisco Altino Leite Neto “Altino Neto” que foi homenageado por inicativa da ex-vereadora Rozalice Freitas, após agradecer a presença de todos, resumiu seu sentimento por Jaicós.

“A gente costuma dizer que papel não segura casamento e todo mundo sabe que não segura. É como esse papel (disse referindo-se ao diploma da honraria), nunca me inibiu de ser jaiconese de verdade. Porque no dia que eu cheguei aqui, escolhi Jaicós há 33 anos, e tenho raiva de quem fala de Jaicós. Quem fala de Jaicós tem que ir embora para outro lugar, porque o lugar que você vive, constitui família e faz amizades, é um lugar para ser respeitado”.

Dos homenagerado o único que não usou a palavra foi Antônio Virgínio da Silva, conhecido como “Baiano”, natural de Casa Nova – Bahia, filho de Ana Clara da Silva e Júlio Virgínio da Silva, chegou em Jaicós no ano de 1976. Casado há 48 anos com a senhora Ana Maria de Sousa com quem teve 05 filhos: Aguinaldo, Adriano, Alex, Isabel e Hélcio. Baiano é também avô de 11 netos.

O gestor do município, Neném de Edite, em seu pronunciamento, disse que todos os homenageados são merecedores, pois além de pessoas de bem, são responsáveis pela contribuição no desenvolvimento do município.

Assita o vídeo abaixo:

O vice-prefeito Weslly Bispo, foi suscinto em seu pronunciamento.

“Só quero parabenizar a Câmara Municipal de Jaicós, por meio dos seus vereadores pela tão acertada iniciativa de homenagear estes ilustres cidadãos e esta cidadã, que muito tem contribuido, em seus diversos segmentos para o desenvolvimento da nossa terra. Meus votos é que continuem, nossa Jaicós precisa de vocês.

Também usaram a palavra o prefeito de São José do Piauí, Edmaelton Bezerra; os vereadores, Zé Reis, Bosquinho, Jessé Gonçalo e Branco Rodrigues; as vereadoras, Mocinha, Sirlene Lopes, Francisca de Manim e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Eliis Pereira.

Imagens:

 

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais