SINTE-PI realizará assembleia geral e manifestação em Picos

A presidente do SINTE-PI, professora Gisele Dantas, informou que o trajeto da passeata e os pontos das paradas serão decididos na assembleia.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí – Regional de Picos (SINTE-PI), promoverá na manhã da terça-feira (18) uma assembleia geral da categoria, no auditório do sindicato, para debater a greve que teve início na semana anterior, quando deveriam ter iniciado as aulas.

Em seguida, os participantes deverão sair em passeata, uma forma de protesto contra o governador Wellington Dias (PT). O reajuste que ele está oferecendo aos professores está abaixo do que é previsto em lei.

A presidente do SINTE-PI, professora Gisele Dantas, informou que o trajeto da passeata e os pontos das paradas serão decididos na assembleia.

O projeto de reajuste do piso salarial dos professores encaminhado hoje, segunda-feira (17), pelo secretário de administração do Piauí, Merlong Solano, para apreciação da Assembleia Legislativa, não cobriria o aumento anual nacional, que, inclusive, foi assegurando pelos municípios da região nesse início de 2020. Giselle Dantas informou que o governo tem uma dívida para com os professores por não ter reajustado devidamente o piso salarial em 2019.

“O reajuste do professor é um direito garantido por uma lei federal e definido pela portaria do Ministério da Educação (MEC). Temos direito a um reajuste anual de forma linear no contracheque. O governo nos deve 4,17% referente ao ano de 2019 e 12,84% referente a 2020. O governo recebe os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), dinheiro carimbado para pagar os profissionais do magistério”, explicou.

Fonte|Folhaatual

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais