Sistema do Detran fica fora do ar novamente e prejudica usuários no Piauí

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informou que o problema está em um equipamento do Detran, que só pode ser resolvido pelo fabricante, uma empresa do Ceará. Ainda não há previsão para normalização do sistema.

sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) ficou fora do ar novamente desde terça-feira (10). Os usuários denunciaram que os serviços referentes à documentação de veículos, como o Renavam, estão parados.

O G1 procurou o Detran-PI para saber quais serviços foram afetados, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

De acordo com usuáriosnão estásendo possível efetuar transferência de veículos recém-comprados e os usuários também não conseguem recuperar e quitar dívidas de veículos que foram apreendidos. Os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não foram afetados.

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), órgão responsável pelo sistema operacional do Detran, informou que o problema é devido ao desligamento do servidor Mainframe, que armazena os dados do Departamento.

Em julho, o mesmo servidor já apresentava problemas e o Detran chegou a ficar mais de uma semana com o sistema fora do ar. Essa instabilidade voltou a se repetir e segundo a ATI, não há previsão para a normalização.

Em nota, a ATI informou que a situação só será normalizada após a verificação da empresa fabricante do equipamento que foi desligado no Detran. Essa empresa é de Fortaleza e já foi aberto um chamado de serviço para o Piauí. Enquanto isso, o Detran segue com esses serviços fora do ar.

Nota na íntegra:

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí- ATI, comunica que em execução de manutenção preventiva realizada periodicamente nos equipamentos desta Agência, identificou-se na noite da última terça-feira, 10 de agosto, no Data Center secundário, localizado na Rua 19 de Novembro, um conjunto de módulos com avaria, provocando o funcionamento do equipamento de maneira irregular.

Ao realizar uma análise mais detalhada, a equipe técnica achou por bem desligar o servidor Mainframe de maneira preventiva, considerando que a continuidade do seu uso poderia acarretar avaria maior no equipamento.

A ATI prontamente realizou a abertura de chamado com o fabricante do equipamento em caráter de urgência, para solução e continuidade dos serviços que são disponibilizados neste ambiente em alguns sistemas e serviços como os do DETRAN.

Ressaltamos que esta Agência irá disponibilizar boletins periódicos com informações atualizadas de tal problemática.

Por G1 PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais