Sistema prisional do Piauí registra 378 casos de contaminação pela Covid-19

O sistema prisional do Piauí tem registrado no mínimo três casos por dia de Covid-19, entre detentos, policiais penais, militares e outros servidores. O presos chegam a representar 43% do grupo.

Segundo reportagem da TV Cidade Verde, no total o Piauí soma 378 pessoas que testaram positivo dentro do sistema prisional do estado ou em áreas administrativas como a secretaria de Justiça.

    Imagens TV Cidade Verde
    Imagens TV Cidade Verde
    Imagens TV Cidade Verde

Entrevistado, Kleiton Holanda, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí disse ao Noticia da Manhã que o presidio já é por si só um local considerado totalmente insalubre e mais uma vez tem ficado para trás.

“Tivemos o óbito de um policial penal após sair do plantão e em 48h ele teve a vida ceifada pelo coronavírus. E os números são ainda maiores, pois nós estamos sem o amparo do Estado para fazer testes e precisamos buscar nossos planos de saúde ou gastar do próprio bolso.

“Os maiores de 60 anos que tem comodidade continuam trabalhando. O servidor foi submetido a uma pressão psicológica de que se quisesse afastamento teria de tirar férias”, concluiu.

Em resposta ao sindicato, a Secretária de Saúde se manifestou através do Delegado Charles Pessoa, diretor da inteligência da Secretária. Em entrevista, o mesmo afirmou que foram estabelecidas uma série de medidas.

Entre essas medidas estão o fornecimento de equipamento de proteção individual tanto para servidores como para apenados. Disponibilizamos também testes para servidores, mas precisamos cumprir as orientações da secretaria de Saúde. Para isso elaboramos uma nota técnica e aquele servidor que apresentar sintomas será testado”, disse.

“Todos os presos que adentram o sistema penitenciário também são testados e caso apresentem sintomas são direcionados a uma unidade penal especifica para tratamento. Mesmo não testando positivo são conduzidos a um local na unidade onde ficam em observação por um período de quarentena”, concluiu.

 

Por TV Cidade Verde/180graus

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *