Teresina: em novo decreto, supermercados e outros serviços essenciais têm horários alterados

O documento será assinado pelo prefeito Firmino Filho na próxima semana.

Por G1 PI

A Prefeitura de Teresina expediu neste sábado (11) um novo decreto em que altera o horário de funcionamento de supermercados e outros serviços essenciais, para reduzir o fluxo de pessoas nos ônibus, resguardar os trabalhadores e evitar as aglomerações. O documento será assinado pelo prefeito Firmino Filho na próxima semana.

Conforme o decreto, supermercados, hipermercados e mercearias poderão funcionar das 9h às 20h. Já os mercados, açougues, frutarias e peixarias poderão permanecer funcionando das 6h às 18h.

Outra alteração diz respeito ao funcionamento das casas lotéricas, que poderão ficar abertas das 7h às 20h, sendo que, das 12h às 14h, devem fechar para sanitizar o ambiente.

O funcionamento dos serviços de limpeza pública, de capina e varrição terão os trabalhos executados das 9h às 17h. Alterações nos horários não atingem o serviço de coleta domiciliar, que continua funcionando nos três turnos.

O decreto ressalta que estabelecimentos também são obrigados a fornecer os equipamentos de proteção individual aos funcionários, tais como máscaras, luvas e álcool em gel.

Confira os horários de funcionamento que deverão ser alterados pelo novo decreto:

  • Padarias: das 7h às 20h;
  • Estabelecimentos industriais: das 7h às 17h;
  • Lavanderias: das 9h às 15h;
  • Distribuidoras de águas: das 9h às 22h;
  • Lojas que comercializam insumos agrícolas: das 9h às 17h;
  • Estabelecimentos que comercializam rações: das 9h às 17h, podendo permanecer abertas as clínicas veterinárias para urgência e emergência, 24 horas
  • Setor de oficinas das concessionárias de veículos: 9h às 17h
  • Farmácias e drogarias: das 9h às 22h
  • Empresas de telecomunicações e processamento de dados: das 9h às 17h
  • Estabelecimentos que desenvolvam serviços na área de construção civil ou de obras, relacionadas à área de saúde pública ou saneamento básico podem funcionar: 9h às 17h

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão. 

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

 

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

 
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais