Teresina envia 13 cilindros de oxigênio para Manaus em avião que transportou pacientes

Doação da Fundação Municipal de Saúde teve como objetivo devolver a mesma quantidade de cilindros consumidos pelos pacientes durante o trajeto para a capital piauiense.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina enviou 13 cilindros de oxigênio para o Amazonas, nesta sexta-feira (15), pelo avião da Força Aérea Brasileira que transportou nove pacientes com Covid-19 de Manaus para tratamento no Piauí, devido ao colapso no sistema de saúde amazonense.

O Amazonas enfrenta hospitais e cemitérios lotados, além de falta de oxigênio em unidades de saúde. A doação da FMS teve como objetivo devolver a mesma quantidade de cilindros consumidos pelos pacientes durante o trajeto até Teresina.

Pacientes foram transportados em avião da Força Aérea Brasileira — Foto: Reprodução/TV Clube

Pacientes foram transportados em avião da Força Aérea Brasileira — Foto: Reprodução/TV Clube

“Nosso objetivo é dar toda a assistência para que esses pacientes que vem de tão longe. Fornecer a segurança e qualidade que Teresina pode oferecer a esses irmãos amazonenses nesse momento de tamanha dificuldade”, disse o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Após a chegada dos pacientes, o abraço emocionado entre duas profissionais de saúde na pista de pouso do aeroporto de Teresina chamou a atenção e expressou o alívio da equipe pelo trabalho concluído.

Médica do SAMU chora e comemora chegada de pacientes com Covid-19 de Manaus para Teresina: ‘Missão cumprida’ — Foto: TV Clube

“Missão cumprida, tudo feito sob um comando da nossa diretora do Samu, sem nenhuma intercorrência, pacientes estáveis, sendo bem recebidos pelo povo de Teresina”, agradeceu a médica Ana Tecla, que coordenou o trabalho.

Foram mobilizados 28 profissionais, entre médicos, enfermeiros e motoristas, e 11 ambulâncias para fazer transporte dos pacientes, que foram levados para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Zona Leste da capital.

Manaus com número recorde de casos
Piauí cede 45 mil EPIs para o Amazonas — Foto: Divulgação/Sesapi

Piauí cede 45 mil EPIs para o Amazonas — Foto: Divulgação/Sesapi

Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Devido à situação, o Ministério da Saúde solicitou à FMS que Teresina recebesse alguns dos pacientes internados em Manaus.

O Governo do Piauí enviou, na quinta (14), 45 mil Equipamentos de Proteção Individual e (EPIs) e 30 mil testes rápidos para o Amazonas, através do acordo de cooperação entre estados durante a pandemia.

Foram cedidos 10 mil aventais impermeáveis manga longa; 15 mil protetores faciais; 10 mil máscaras N95; 10 mil máscaras triplas descartáveis e 30 mil testes rápidos para auxiliar o combate à Covid-19 no estado.

Por G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *