Teresina recebe 20 mil testes rápidos para Covid e centros de testagem voltam a funcionar na segunda-feira (17)

A Sesapi afirmou que na próxima semana serão entregues mais 10 mil testes para a cidade de Teresina.

A Secretaria Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou neste sábado (15) que realizou a entrega de 20 mil testes rápidos ao município de Teresina. Com a nova remessa os Centros de Testagem Covid-19 (CTC) voltam a funcionar na segunda-feira (17).

Na sexta-feira (14), a Fundação Municipal de Saúde Teresina (FMS) informou que os testes haviam acabado e que os cinco centros de testagem Covid seriam fechados por tempo indeterminado. O município estava realiza cerca de 2 mil testes por dia.

Teste rápido para Covid-19 — Foto: Unifap/Divulgação

Teste rápido para Covid-19 — Foto: Unifap/Divulgação

Com a entrega de 20 mil testes neste sábado, a Sesapi afirmou que na próxima semana serão entregues mais 10 mil testes para a cidade de Teresina.

A FMS informou que o atendimento retorna na segunda-feira, com mudança no Centro de Testagem Covid-19 da Zona Sul de Teresina, que mudará de endereço. O CTC que funcionava no Clube dos 100 passará a atender na quadra poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes, que fica no bairro Lourival Parente. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Centros de Testagem Covid-19:

  • Zona Sul: Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes, na Rua Delfim Moreira, 1345, no Lourival Parente. E também no Centro Universitário Santo Agostinho, na Avenida Professor Valter Alencar, 665, no bairro São Pedro;
  • Zona Norte: Clube do Servidor Municipal, na Rua Minas Gerais, 1049, bairro Matadouro;
  • Zona Leste: Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí –SINTUFPI, localizado na Avenida Universitária, 661- Ininga;
  • Zona Sudeste: Ginásio Edmilson Jorge-Quadra 151 c/Joaquim Nelson, bairro Dirceu I.
Testes acabaram

O presidente da Fundação Municipal de Saúde Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, informou na sexta-feira (14), que os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram na capital, e que tinham apenas dois mil testes do tipo swab, que seriam usados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de atendimento exclusivo para síndromes gripais e nos hospitais de referência.

Devido à alta demanda, os cinco centros de testagem Covid foram fechados por tempo indeterminado. Segundo Gilberto Albuquerque, cerca de 2 mil testes são realizados por dia na capital. O gestor afirmou ainda que essa escassez também afeta as redes de farmácias.

Testes rápidos para Covid acabam em Teresina e FMS fecha centros de testagem
Testes rápidos para Covid acabam em Teresina e FMS fecha centros de testagem

“Nós tivemos quatro redes de farmácias, dentre elas, já estavam com escassez de testes, o agendamento já estava para quatro dias. Eles têm uma rapidez maior na aquisição e tem uma mobilidade maior que o poder público não tem e eles podem adquirir de forma mais rápida do que a gente do serviço público, que precisa passar por licitação. Apesar deles [rede privada] terem facilidade de comprar, o que está em falta é a matéria prima”, destacou.

Vacinação de crianças

O Piauí recebeu, na tarde de sexta, as primeiras doses pediátricas da Pfizer/Comirnaty. Após o desembarque, os imunizantes foram encaminhados para a rede de frios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para serem distribuídos para os municípios.

Neste sábado já aconteceu a vacinação de Marcos Vinícius da Silva Santos, de 7 anos, uma criança indígena da tribo Tabajara, que foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid no Piauí. Ele e mais nove crianças foram vacinadas na cidade de Piripiri, no Norte do Piauí. A vacinação segue ordem de prioridade determinada pelo Ministério da Saúde.

Por G1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais