Teresina registra 635 famílias desabrigadas; previsão é de mais chuvas

A cidade de Teresina está com 635 famílias desabrigadas em decorrência das chuvas, informou a Prefeitura de Teresina nesta segunda-feira (21).

A zona Norte é a mais afetada da capital, principalmente devido ao transbordamento das lagoas que estão localizadas nessa região, assim como problemas para o escoamento da água.

Cerca de 90% dos desabrigados, 575 famílias, estão na casa de parentes e amigos ou em casas alugadas pela Prefeitura de Teresina. Nos abrigos municipais ainda existem 60 famílias.

A cidade também conta com famílias desabrigadas nas zonas Leste, Sudeste e Sul.

Reunião

Nesta segunda-feira foi realizada uma reunião com o objetivo de tratar sobre os prejuízos ocasionados pelas últimas chuvas e também definir novas orientações que devem ser adotadas.

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

 Prefeito Dr. Pessoa e Edmilson Ferreira

A reunião teve a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB), do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira, que é presidente do Comitê Emergencial de Combate aos Alagamentos, e de representantes das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs).

Um levantamento será realizado com o objetivo de avaliar a situação dos imóveis afetados e quais famílias podem retornar para suas casas. A prefeitura informou que busca recursos para construir casas para as pessoas afetadas e também está monitorando imóveis de Programas Habitacionais que estão em desuso ou com uso irregular.

“Estamos fazendo o que for preciso para agilizar a solução dessas situações. Pedimos um levantamento de todas as áreas para saber quais famílias poderão retornar para suas residências, após uma reforma no imóvel, mas também estamos atrás de alternativas para iniciarmos a construção das casas”, afirmou o prefeito.

Emergência

Em situações emergências ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feridos.

Previsão do tempo

A cidade de Teresina está em alerta laranja, com previsão de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta segue até às 10h de terça-feira (22), quando será emitido um novo boletim.

Foto: Inmet

Teresina está em alerta laranja

Quando a cidade está em alerta laranja significa que existe uma previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Bárbara Rodrigues/Cidade Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *