Testes rápidos para Covid acabam em Teresina e FMS fecha centros de testagem por tempo indeterminado

A informação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, que disse que a reserva técnica vai para UBS e hospitais Covid.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram na capital. Segundo o gestor, há apenas dois mil testes do tipo swab, que serão usados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de atendimento exclusivo para síndromes gripais e nos hospitais de referência. Os cinco centros de testagem Covid serão fechados por tempo indeterminado.

“Nós usamos, em média, 1.600 a 2 mil testes por dia e os testes [rápidos] que nós ainda temos em reserva não dá para reabrir os centros de testagem, porque são para as UBS e hospitais especificas para Covid”, explicou o presidente da FMS.

Segundo Gilberto, esse número só daria para atender a população nos dois primeiros dias da próxima semana. O gestor afirmou ainda que essa escassez também afeta as redes de farmácias.

Restam na capital apenas alguns testes de swab nasal — Foto: Mahmud Hams / AFP

Restam na capital apenas alguns testes de swab nasal — Foto: Mahmud Hams / AFP

“Nós tivemos quatro redes de farmácias, dentre elas, já estavam com escassez de testes, o agendamento já estava para quatro dias. Eles têm uma rapidez maior na aquisição e tem uma mobilidade maior que o poder público não tem e eles podem adquirir de forma mais rápida do que a gente do serviço público, que precisa passar por licitação. Apesar deles [rede privada] terem facilidade de comprar, o que está em falta é a matéria prima”, destacou.

“A notícia que a gente teve hoje através do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems) e dos órgãos de união de secretarias é que não tem mais nas grandes cidades e eu até achei que nós fôssemos demorar um pouco mais para sofrer isso, mas agora com essa globalização essa situação se espalha muito rápido”, completou Gilberto.

Dr Gilberto Albuquerque esteve na rádio Clube News onde anunciou a falta de testes rápidos.  — Foto: Afonso Celso

Dr Gilberto Albuquerque esteve na rádio Clube News onde anunciou a falta de testes rápidos. — Foto: Afonso Celso

Vacinação de crianças

Sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, Gilberto Albuquerque disse que caso as doses cheguem à rede municipal ainda neste sábado (15), o agendamento será aberto ainda no fim de semana. “Se a gente receber , a gente abre o agendamento já para a aplicação na segunda-feira (17)”, disse.

O Piauí recebeu, na tarde desta sexta-feira (14), as primeiras doses pediátricas da Pfizer/Comirnaty. Após o desembarque, os imunizantes foram encaminhados para a rede de frios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e de lá serão distribuídos para os municípios, incluindo a capital.

Por Caroline Oliveira e Lívia Ferreira, g1 PI

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais