Tragédia no RS: Defesa Civil confirma mais duas mortes e total chega a 147

Fim de semana chuvoso ainda fez com que número de pessoas fora de casa aumentasse para mais de 619 mil

Com o registro de dois óbitos nesta segunda-feira (13), o Rio Grande do Sul agora lamenta a morte de 147 pessoas devido aos temporais e inundações que assolam o estado desde o final de abril. Segundo o boletim da Defesa Civil, ainda há 127 pessoas desaparecidos e 806 feridos. O contingente de desabrigados ultrapassa os 619 mil, dos quais aproximadamente 81 mil encontram-se em abrigos, enquanto 538 mil estão desalojados, hospedados temporariamente em residências de amigos e familiares.

AUMENTO DO NÍVEL DOS RIOS: Esta semana inicia com o estado do Rio Grande do Sul em alerta devido ao aumento significativo do volume de chuvas, elevação dos níveis dos rios, ameaça de deslizamentos e queda nas temperaturas. A partir de segunda-feira (13), há previsão de uma possível nova cheia histórica em Porto Alegre, com o lago Guaíba podendo alcançar 5,5 metros nas próximas 48 horas, superando o pico anterior de 5,3 metros registrado no último dia 5.

PREVISÃO DO TEMPO: Conforme a previsão meteorológica, as chuvas devem persistir durante a madrugada, porém, tendem a diminuir ao longo do dia desta segunda-feira. Essa trégua está prevista para perdurar até quarta-feira (15), contudo, a preocupação agora se volta para a queda brusca nas temperaturas. Existe a possibilidade de geada no extremo sul do estado, uma vez que uma massa de ar frio considerável se desloca para a região a partir desta segunda-feira.

SITUAÇÃO EM PORTO ALEGRE: Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, há previsão de uma cheia prolongada do lago Guaíba, seguida por um repique que pode elevar os níveis até 5,5 metros. No domingo, o lago registrou um leve aumento, com variações entre 4,62 m e 4,65 m, após uma gradual diminuição ao longo da última semana.

Fonte: Meio News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-322

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais