UBS Amélia Crisanto realiza atividades alusivas ao Agosto Dourado em Jaicós

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta quinta-feira (08.ago) no Centro de Convivência de Idosos (CCI) as atividades que fazem parte da programação da campanha Agosto Dourado. Mães gestantes participaram da roda de conversa com profissionais, na UBS V, que orientaram sobre a importância do aleitamento materno.

As atividades tiveram início com o café da manhã, em seguida teve palestra sobre amamentação, roda de conversa sobre cuidados com o recém-nascido, pré-natal e o cantinho da amamentação próprio para treinar a pega o bebê.

“O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidências científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança”, afirma a enfermeira Rakel Monteiro.

Ainda de acordo com ela, ainda há muitos mitos na amamentação e muitas mulheres ainda têm dificuldade em dar de mamar aos seus filhos, por conta de medos, dores e falta de orientação. “Muitas mães mal orientadas começam a amamentar de maneira incorreta e isso causa dor, fissura nos seios e até inflamações, tornando a experiência dolorosa. Mas, orientando, ensinando a pega correta a essa mãezinha, antes mesmo do beber nascer, faz com que ela consiga desfrutar desse momento único entre mãe e bebê”, explica.

A fisioterapeuta Karina Araújo falou sobre quais exercícios devem, e os que não devem ser praticados durante a gravidez, como também fortalecer o períneo e fez alguns exercícios com as gestantes presentes.

O dentista Cristiano Crisanto durante a roda de conversa falou sobre higiene e cuidados bucais durante a gravidez.

 A equipe da Estratégia Saúde da Família V, UBS Amélia Crisanto, é formada pelos seguintes profissionais: Agentes de Saúde, Leilane, Ligia, Flavimilton , Célia e irmã Toinha, Agente de Endemias, Armando, dentista Cristiano, técnico de higiene bucal, Maciel, enfermeira Rakel Monteiro e o médico Dr. José Augusto.

Mais imagens:

Fonte: Portal Saiba Mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *