UFPI oferta 2.888 vagas para ingresso via SISU no Primeiro Semestre de 2021

A distribuição detalhada das vagas por curso e campus está informada no Termo de Adesão, assinado em 12 de fevereiro de 2021

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou o Edital de Seleção para 66 cursos de graduação presenciais nos Campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São oferecidas 2.888 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. Metade das vagas é reservada ao acesso de cotistas.

A distribuição detalhada das vagas por curso e campus está informada no Termo de Adesão, assinado em 12 de fevereiro de 2021, que traz ainda informações sobre turnos, semestre de ingresso, modalidades de concorrência, além de pesos e notas mínimas estabelecidas pela UFPI para cada curso e turno.

Exceto para os Curso de Letras-Libras e Artes, que também utilizam a nota do Enem, mas que possuem editais próprios lançados pela Copese, a UFPI distribui a totalidade das vagas de seus cursos via SISU, com entradas em ambos os semestres, não sendo permitido ao candidato escolher em qual semestre ingressar na Instituição. O chamamento dos aprovados será realizado por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência.

Cotas – Conforme determina a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas ofertadas via SISU, ou seja, 1444 vagas, são destinadas a candidatos que estudaram, pelo menos, todo o ensino médio na rede pública. A partir dessa condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência – desde que também tenham cursado todo o ensino médio em colégio público.

Análise para cotas preto, pardo ou indígena: Obrigatoriamente, candidatos autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas passarão por procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. O candidato que não atender aos procedimentos previstos será considerado desistente.

Análise para cota de pessoas com deficiência – O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência, sob responsabilidade de comissão supervisionada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI). O cronograma das etapas relativas ao preenchimento das vagas das cotas está previsto para ser divulgado em 1º de abril no site da Universidade.

Inscrições – As inscrições ao SISU 1º/2021 ocorrem de 6 a 9 de abril, no site exclusivo https://sisu.mec.gov.br/, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para participar, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem Impresso ou Digital 2020, obtido nota superior a zero na prova de Redação, e não tenha feito o teste como treineiro.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do seletivo do SISU será publicado no dia 13 de abril.

Lista de Espera – As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/matriculagraduacao).

Confira também o quadro de vagas SISU 2021.1


Fonte: Com informações da Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *