Vacinação de crianças pode começar em janeiro, diz Ministério da Saúde

Pasta comandada por Marcelo Queiroga lembrou que está atualmente ‘ouvindo a sociedade’ sobre a vacinação de crianças

O Ministério da Saúde divulgou uma nota nesta segunda-feira, 27, afirmando que a vacinação de crianças contra a covid-19 a partir dos 5 anos pode começar ainda em janeiro de 2022, mas fez uma ressalva.

A Pasta, comandada por Marcelo Queiroga, lembrou que está atualmente “ouvindo a sociedade” em uma consulta pública e que a previsão estará mantida caso o posicionamento não mude após a conclusão do processo.

A Anvisa autorizou no dia 16 a aplicação da vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Desde então, Queiroga já disse que não há emergência para vacinar este público e que a pressa é inimiga da perfeição.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, informou a Pasta.

“No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”, termina o posicionamento.

Queiroga declarou na semana passada que o governo federal vai liberar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19, mas que condicionará a imunização desse público à apresentação de uma prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis legais.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que decidiu não vacinar a filha Laura, de 11 anos, contra a covid-19. O chefe do Executivo ainda disse esperar que não haja “interferência” do Judiciário.

A declaração foi dada em Santa Catarina, onde o presidente está de folga para passar o Réveillon. “Espero que não haja interferência do Judiciário. Espero. Porque minha filha não vai se vacinar. Deixar bem claro. Tem 11 anos de idade”.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais