Destaques

Veja a mensagem do prefeito Joaquim Neto na abertura do ano legislativo na Câmara de Patos do Piauí

O prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto, participou neste sábado (25.fev), da sessão plenária que marcou a abertura do ano legislativo de 2023 e a retomada das atividades na Câmara Municipal de Vereadores.

A sessão foi presidida pelo vereador Marlon Costa, presidente da Casa Legislativa e contou com a presença dos vereadores, Wilson Vieira (PSD), Sarrika (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Helinho (Progressistas), Tonhão (Progressistas), Chico de Oséias (Progressistas) e as vereadoras, Taninha (PSD) e Zuleide Costa (Progressistas).

Fizeram parte da mesa de honra da sessão a Tesoureira da câmara, Mayara Maria de Oliveira, o Assessor Jurídico da Casa, Dr. Juvanilson Santana e Controlador Interno, Edson da Costa Figueiredo.

Na tribuna, o chefe do poder executivo destacou os grandes investimentos da prefeitura em obras pelo município e ressaltou a importância da harmonia entre os poderes, princípio fundamental para condução de uma boa gestão em prol da população.

Na mensagem, o prefeito fez um retrospecto do ano de 2022, que, em suas palavras, foi um divisor de águas na história de Patos, com a inauguração de obras de calçamento e de muitas ações voltadas para saúde, educação e o social.

“Em dois anos, nossa gestão ficou marcada por viabilizar os pagamentos em dia a todos servidores municipais e buscou priorizar o fortalecimento dos eixos: Saúde, Educação e Assistência Social. Mas também trabalhamos fortemente a questão da Mobilidade Urbana, com a destinação de recursos para pavimentações poliédricas e asfálticas, que mudaram totalmente a cara da nossa cidade.”

Leia na íntegra a mensagem

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, Marlon Costa,
Excelentíssimos Senhores membros da Mesa Diretora;
Excelentíssimas Senhoras Vereadoras;
Excelentíssimos Senhores Vereadores;
Excelentíssimos Senhores e Senhoras Secretários, Secretárias, Coordenadores e Coordenadoras Municipais;
Imprensa;
Amigas e Amigos Patoenses;

Boa tarde!

É com muita alegria que por mais um ano venho a esta Câmara de Vereadores trazer a mensagem do Poder Executivo Municipal, em cumprimento à Lei Orgânica do Município, na abertura dos trabalhos legislativos. Precisamos construir  pontes entre as instituições que estão em fragilidade em nosso País e precisamos construir vínculos entre nós representantes do povo e a nossa sociedade. Como disse Papa Francisco, apenas os que dialogam conseguem construir pontes e vínculos. Sabemos que, por afirmação da Constituição da República, os poderes são independentes e devem ser harmônicos, porque só assim avançará a democracia e a efetivação dos interesses da população acima de quaisquer outros.

Senhor Presidente, e demais presentes, ao apresentar esta mensagem, quero compartilhar avanços experimentados por nosso município, baseados nos eixos fundamentais: da participação, ao construir a cidadania; da honestidade, ao tratar o público com ética e responsabilidade administrativa; da solidariedade, ao desenvolver políticas de inclusão social e qualidade de vida para todos e todas e, também, da transparência, ao administrar com controle social e com participação cidadã ativa.

Apesar da crise econômica que o Brasil vem atravessando nos últimos anos, temos conseguido com esforço e coragem superar diversas barreiras, proporcionando aos cidadãos patoenses serviços de qualidade nos mais variados segmentos. A exemplo disso, nossa Saúde, que atingiu nota próxima a 10,0 nos indicadores da última avaliação do Previne Brasil, sendo destaque entre os melhores municípios do estado, no que compete à Atenção Básica. Como também na Educação, o fortalecimento da base estudantil, com o ótimo desempenho das ações do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), garantindo a formação adequada para os próximos passos educacionais e diversos outros programas que vem sendo efetivados em todos os âmbitos da educação, como o Novo Mais Educação e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, temos conseguido atingir ótimos patamares de inclusão social com o desenvolvimento dos programas que integram a Assistência Social do município, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças, adolescentes e idosos, aqui na sede e também no Povoado Cajueiro; o programa Criança Feliz (CF) e o projeto Nascer Saudável, que tem se destacado por promover saúde e qualidade de vida às gestantes e aos bebês; como também, a satisfatória atuação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) na mobilização das ações municipais e discussão de temas importantes, tendo os nossos adolescentes como protagonistas.

Em dois anos, nossa gestão ficou marcada por viabilizar os pagamentos em dia a todos servidores municipais e buscou priorizar o fortalecimento dos eixos: Saúde, Educação e Assistência Social. Mas também trabalhamos fortemente a questão da Mobilidade Urbana, com a destinação de recursos para pavimentações poliédricas e asfálticas, que mudaram totalmente a “cara” da nossa cidade.

Com a ajuda dos nossos parceiros e amigos, os deputados estaduais Georgiano Neto e Simone Pereira; o deputado federal Júlio César; o atual governador do Piauí, Rafael Fonteles; os Senadores Marcelo Castro e Jussara Lima; o atual Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, estaremos atentos às necessidades dos patoenses e cientes de que muitas melhorias chegarão a nossa cidade. Como já bem vimos, a chegada de veículos para a Saúde, a Assistência e a Limpeza Pública, que muito necessitávamos em nossa cidade.

Mesmo com tantos avanços e resultados positivos, somos sabedores que ainda temos muitos desafios. Assim, em breve, estaremos iniciando mais calçamentos junto a CODEVASF, são mais de 7 mil e 700 metros quadrados, em 12 ruas nos dois bairros da nossa sede. Estamos também concluindo a Reforma dos dois matadouros Públicos Municipais e, também, o processo de nova Identificação para todos os órgãos públicos municipais com placas que já estão em confecção. Além disso, nossa gestão já prepara uma vasta programação para o Aniversário da Cidade, que se aproxima, e também para a realização do Campeonato de Futebol deste ano, que deve movimentar ainda mais a nossa cidade.

Somos uma administração que dialoga com os diversos setores da sociedade civil e é com esse espírito, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores e demais presentes, que vamos continuar fazendo de Patos do Piauí uma cidade cada vez melhor para se viver. Parabenizo o legislativo por iniciar os trabalhos com muita energia em sua nova gestão e espero que tenhamos mais contatos e boas notícias e projetos para este e os próximos anos.

Assim sendo, agradeço a todos e todas pela escuta e pelo espaço. Boa tarde!

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais