Veja com foi a sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Presidida pelo vereador Marlon Costa (PSD) e com a presença da vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), demais veradores, Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo “Sarrika” (PSD), Antônio Rufino “Tonhão” (PP), Chico de Oséias e Helim, foi realizada neste sábado (4.nov) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Patos do Piauí.

O primeiro a discursar na tribuna foi o líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Wilson Vieria (PSD).

Quero informar que nesta semana foi realizada no dia 1º, uma audiência pública e foram apresentados alguns dados e isso mostra que o nosso município está bem organizado por meio do nosso prefeito.

Nosso prefeito foi a Teresina nesta semana e em conversa com o nosso deputado, ouviu dele a afirmação que ainda neste ano alguns projeto serão concretizados, como o asfalto, as praças e o calçamento do povoado Cajueiro.

Ele também anunciou que o Cras vai ganhar uma fanfarra, por meio de uma emenda parlamentar da senadora Juçara.

Uma nova viatura chegou em nossa cidade para reforçar a segurança pública.

E dizer aqui que vai ser discutido posteriormente a regularização urbana.

Parabenizar todos os agentes culturais que participaram do processo seletivo da Lei Paulo Gustavo. Deixar aqui os parabéns aos funcionários públicos, pessoas importantes para a sociedade, que foi comemorado dia 28 de outubro.

Também lamentar aqui a perda de algumas pessoas que tivemos aqui no município.”

O vereador Sarrika iniciou eu pronunciamento justificando sua ausência na sessão anterior.

“Não pude participar por problemas pessoais, mas hoje estou aqui para participar da sessão e dizer que o prefeito Joaquim Neto esteve na nossa região, onde alguns canos estavam estourados e ele autorizou a fazer novas instalações no Poço do Morro Velho, como também mandou instalar uma nova base para colocar uma outra caixa de água com capacidade para mais litros para beneficiar mais famílias ainda.

Quero agradecer a Deus que neste dia 02 de novembro estive completando mais um ano de vida, como também agradecer a cada um que me parabenizou.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) iniciou se solidarizando.

“Gostaria de iniciar deixando meus sentimentos a toda a família e amigos que perderam seus entes queridos nesses últimos dias.

Quero parabenizar a gestão por chegarmos ao mês de outubro com pagamento em dia. Não é fácil, nada fácil, mas também nada que uma administração com compromisso, honestidade e responsabilidade não possa cumprir.

Eu estive com Joaquim Neto e ele me disse que aprendeu comigo nessa questão de economizar. Temos que economizar mesmo, porque trabalhar com a coisa pública, a gente tem que fazer como se fosse da gente. Se a gente tiver economia, não tem gestão que pague em dias. Então falta apenas novembro e dezembro para que ele feche o ano com chave de ouro.

Parabenizar também e agradecer ao desempenho do deputado Georgiano, juntamente com governador Rafael Fonteles pela nova viatura.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) também justificou sua ausência na sessão anterior.

Não pude comparecer, tinha compromissos pessoais, mas quero aqui parabenizar o prefeito pela administração que ele está fazendo. Tem muitas dificuldades, mas graças a Deus está cumprindo tudo direitinho, mesmo com a dificuldade que se encontra o município.

Lamentar aqui também as mortes que tivemos no nosso município.

Também não posso deixar de falar sobre a chuva que caiu, graças a Deus nestes últimos dias.”

O vereador Chico Oséas (PP) iniciou dizendo que suas palavras eram poucas, mas que o assuntou era um pouco chato.

“É sobre a Sessão Solene passada. Conversei com Marlon um pouco, e eu fui presidente desta casa,  e tive o maior cuidado em tratar todos por igual. Todos nós somos vereadores da Câmara que é composta por 9 vereadores, elegemos 1 para ser presidente para dirigir essa casa, mas ninguém é mais que ninguém.

Na sessão solene passada teve algo que me deixou triste porque votamos os projetos, fomos convidados para participar, viemos, largamos nosso afazeres para vir e quando chega na hora, posta o discurso de duas, três pessoas e os demais tem colocado só a foto dizendo que fulano e fulano compareceu. É uma tristeza porque assim se nós não tivéssemos nenhum prestígio, por que chamaram?!  Diante dessa situação, dificilmente eu faço parte de outras sessões que sejam sessões obrigatórias, porque eu acho triste, você vem aqui,  faz o discurso e não é visto. São coisas que me entristece. Então, na realidade não tinha discurso nenhum, até falei com Marlon com relação a isso, porque nós sabemos que as assessorias são pagas pela Câmara, não é nada privado, não é nada individual, quer dizer, eu achava que não deveria ter esse tipo de coisa. Provavelmente alguém vai vir falar: ‘ ah, não sei o que, não sei o que lá’. Na minha gestão não, eu nunca tive esse negócio de dizer:  posta isso, corta isso, não! O que falou, coloca. E repito: não estou dizendo que foi a mando de ninguém, estou dizendo que foi uma sessão bonita, onde estava todo mundo junto pra vir aqui homenagear pessoas.”

O vereador Helim  (PP) disse que ouviu atentamente o discurso da cada parlamentar.

“Eu não ia usar a tribuna hoje, mas na sessão passada que falaram de reflexão e de honestidade, hoje eu vou dar a minha resposta que eu ouvi no município. E dizer também, vereador Chico, que você não está errado, realmente pode ter sido um erro, e foi. Que não foi relatado nem o meu, nem o seu e nem o discurso dos outros colegas vereadores, principalmente os da situação, acho que faltou uma conexão aí porque quando a gente votou nessas pessoas, vim em uma festa, prestigiar, não somos lembrados, tudo bem esse erro, passou.

E que quero falar aqui também tanto para as pessoas aqui, quanto para as pessoas das redes sociais, que o discurso muitas vezes é lindo, é bonito, mas tem coisas que por de baixo, que pessoas que se falam honestas se referindo à minha pessoa, que fui eu quem fiz na sessão anterior a questão de que, se tem uma coordenadora, é para coordenar, seja o que for. Sou parlamentar, fui eleito para isso. O parlamentar tem direito com responsabilidade, o que ele quiser dentro desta casa, não para jogar para a platéia, para querer se aparecer, para mostrar pra A e para B, eu não faço esse tipo de coisa. E não sou nem de trazer nada para a tribuna. Se eu for fazer alguma coisa, eu vou para a justiça, que é o lugar correto e não o disse me disse.

Então, eu só quero dizer aqui um fato que aconteceu aqui, vem acontecendo vários casos corriqueiramente e a gente engolindo muitas coisas. Já falei para o presidente que a gente está fechando os olhos para muita coisa, porque eu não sou de ficar de picuinha, mas as pessoas quando vem para uma tribuna dessa falar, tem que falar realmente o que acontece.

Eu quero relatar aqui, um caso que recentemente  que a pessoa está acamada em casa, que é Zezinho, e teve uma intercorrência aqui dentro desse município. Porque nós temos uma ambulância, temos balões de oxigênio, e os aparelhos para conectar?! Para se tratar de um paciente doente, teve que vir ambulância de fora, um auxílio de fora, o profissional estava lá com ajudante dando suporte, e aquele rapaz que sai naquele dia do jeito que queria tirar, ele não chegava em Jaicós, por conta da respiração.

Então, são coisas chatas que eu não gostaria de estar falando aqui hoje, e que o gestor é um bom gestor, é um cara de diálogo, mas tem uma meia dúzia de pessoas que acha que é dona do mundo, mas não é, vamos falar a realidade correta, quando a gente está errado, temos que dizer: estou errado! A crítica é construtiva, é para ser desenvolvida, e o que foi que fizeram? Teve que vir uma ambulância de Jacobina com tudo. Patos realmente tinha ambulância, balão de oxigênio, mas não tinha os equipamentos para fazer, e ali vereador Chico, um profissional competente, eu não vou citar nome de ninguém, estava lá, quando a sobrinha do rapaz chegou foi que fizeram o trabalho e nem precisou tirar o rapaz. Inclusive no dia, o prefeito estava lá e primeira-dama, mas as pessoas não lembram que falaram as coisas que está errada, só sabe falar da beneficias.

Falar de honestidade para mim?! A pessoa para falar de honestidade para mim, ela tem que ter uma vida pregressa, íntegra. Olha que se eu for atrás, essa integridade física ou mental, ou o que for. Porque a pessoa tudo o que se fala é como se estivesse acima do bem e do mal, não é assim não!

 Sou parlamentar, fui eleito pra isso e as coisas em que eu achar que está fora do ponto, eu vou trazer para tribuna e seu achar que é pra ir para a justiça e vou com prova documental na mão e eu tenho. Então baixa a bola, não venha querer dar lição de moral em ninguém aqui, porque é como o vereador Chico acabou de falar, todos somos iguais, pode ter tirado 500 votos, 300 votos, 150 votos, somos iguais! Aqui tem 9 vereadores, não vou baixar minha cabeça para ninguém que venha tentar agredir a minha moral. Te gente que acha que tem moral, mas não tem essa moral para falar. Então é isso, Sr. presidente, são coisas desagradáveis. Tem muitas coisas acontecendo que eu vou fechando os olhos, que eu não quero trazer para a tribuna, que eu não quero falar, mas de tanto futucar, achando que é dona da razão, que é dona de tudo, não é assim, tem que respeitar!

Por isso, eu digo, quem fala o que quer, ouve o que não quer, porque tem que se pautar, ter respeito com as pessoas, todos aqui somos iguais, não querer denegrir a imagem, mesmo porque não tenho rabo preso com ninguém, nunca fiz coisa errada. Minha gestão está bem aí, meus balancetes, pode procurar o que tem aí nos balancetes meus. Porque na gestão anterior, teve gente aqui que chegou lá dizendo: te dou 5 mil para acabar com tua vida! Pois acabe! Vê se acha alguma coisa!”

O presidente da casa, vereador Marlon Costa (PSD), presidente da Casa, iniciou seu pronunciamento agradecendo a  Deus e solidarizando.

“Quero deixar aqui meus sentimentos para todas as famílias que perderam familiares nestes últimos dias aqui no município.

Quero relatar aqui o que o vereador Chico falou sobre a sessão solene. Só explicar aqui caso alguém não tenha entendido direito, a questão do discurso. Todos usaram a tribuna, eu não tinha percebido, foi publicado no domingo e quando foi na terça-feira, Chico entrou em contato comigo, também não tinha mais como desfazer poque já tinha  publicado. A questão foi que faltou a fala de vários vereadores, só postou dos homenageados, Taninha, Tonhão, a minha fala de encerramento, a de Joaquim Neto. Não foi ninguém da minha parte que pediu apara tirar o discurso de ninguém, e isso não vai mais acontecer. Então não fica nenhuma dúvida de que foi a questão de perseguição política, porque se fosse, teria faltado só o lado da oposição.

Quero aqui falaram também da obra que está acontecendo aqui na Câmara, a gente está iniciando uma sala aqui nos fundos, exclusivamente para guardar arquivos, balancetes.

Quero aqui deixar também meus parabéns ao prefeito. Estamos praticamente finalizando o ano, falta apenas novembro e dezembro. É claro que tem décimo terceiro, mas espero que ele consiga fechar o ano com os pagamentos em dia, como a vereadora Luzitânia falou: é uma honra para ele e para todos nós que fazemos parte da gestão,  todos os servidores que no final do mês recebem o pagamento na conta.”


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais