Veja como foi a sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado (18.nov) mais uma sessão ordinária.

A sessão contou com a presença do presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD), demais vereadores, Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Antônio Rufino (PP), José Hélio “Helim” (PP), Chico de Oséias (PP) e as vereadoras, Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) e Zuleide Costa (PP).

Na tribuna a vereadora Zuleide Costa (PP) agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho na Casa Legislativa, justificou sua ausência na sessão passada e lamentou.

“Quero lamentar as mortes que teve no decorrer da semana e deixar aqui meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

Parabenizar o presidente pela iniciativa! Eu lembro que antigamente cada vereador tinha uma réplica da bancada com sua foto, seu nome e a quantidade de votos.

Não sei se compete ao prefeito, mas desviaram a estrada do Bom Jardim novamente e está muito ruim de passar. Ficou muita areia solta, não sei se a máquina vai passar por lá! Ficou muito ruim, o tráfego arriscado, você atola tanto de moto, como de carro.”

O vereador Chico de Oséias (PP) também agradeceu por mais um dia de trabalho e iniciou seu pronunciamento.

“Iniciar aqui, falando de uma maneira triste que é a questão da dona Marina, é triste, mas infelizmente são coisas que acontecem.

Nesta semana tive algumas reclamações que quero aqui falar, mas se já foi consertado, por favor me corrija. É a questão da porta do posto de saúde daqui de Patos. Algumas pessoas reclamaram que está quebrada, se já consertaram por favor me corrijam e se não consertaram por gentileza consertem para evitar esse tipo de comentários.

Eu queria também me reportar a um assunto de grande interesse de todos nós, é a questão do asfalto. Tem horas que fico imaginando… Tem horas que vejo bem aqui, é de conhecimento de todo mundo, em frente a região do Cachorro, tem localidade parece que tem algum problema, porque arruma e arrebenta de novo, e ali é um dos lugares mais críticos que nós temos, conserta hoje e hoje mesmo estoura de novo. Espero que o governo faça um recapeamento, porque se não vai começar o período chuvoso e a situação vai ficar critica na nossa BR-407.

Que Deus ajude que toque no coração do nosso governador, que ele faça logo esse serviço para que posso parabenizar a ele e agradecer por tudo que ele tem feito pelo nosso Estado.”

O vereador José Hélio o “Helim” (PP) agradeceu a Deus e lamentou as perdas no município.

“Que Deus dê o conforto para essas famílias…

Queria falar aqui vereador Wilson, estive essa semana, na quarta-feira, na região do Poço do Boi. Fui lá para ver a questão da base da caixa. Realmente está crítica e gostaria de pedir ao amigo vereador que levasse até o gestor. Sei que é uma coisa do estado, mas é uma coisa mínima, acho que ali pouca coisa dá para reforçar, para que não tenha perda maior.

Também queria parabenizar nosso presidente pela iniciativa de tirar essas fotos de todos os colegas vereadores e também falar do campeonato que esta sendo realizado pelo vice-prefeito Luizinho, que convidou a todos nós vereadores para participar da abertura que foi quarta-feira no povoado Cajueiro. Ele está de parabéns junto com a prefeitura e o governo do estado. Iniciativa boa para tirar as crianças que ficam ociosas. O futebol é muito importante para as nossas crianças. Infelizmente na final não vou poder esta,r viu vou estar viajando, mas que seja uma boa festa e que ganhe o merecedor do campeonato .

Eu queria fazer uma denúncia, uma cobrança. Um amigo veio falar comigo hoje pela manhã, lá da região do Morro da Onça, falando da questão do poço que está com 15 dias que esta com problemas. Só passando essa informação para o colega para que leve essa questão para que se faça esse conserto, acho que é na bomba.”

O vereador Wilson Vieira (PSD), líder do prefeito na câmara, iniciou seu pronunciamento fazendo esclarecimentos.

“Ainda da sessão passada,  uma declaração do vereador Hélio,  a questão da ambulância. Naquele momento no atendimento de Zezinho o caso foi o seguinte: foi que a ambulância não veio para atender o paciente, ela ia passando para Picos e o técnico que estava acompanhando o paciente na ambulância, é especialista em aspiração, passou no município a pedido de Ana para fazer a aspiração de Zezinho, não vinha para atender, estava de passagem para Picos.

Dizer aqui que o CRAS, como tinha anunciado na sessão passada, já fez a aquisição dos instrumentos e já está oferecendo aula de música para as crianças e vai ser apresentados esses instrumentos para a Banda Marcial, como para as aulas musicais de teclados, violão, guitarra, todos os equipamentos como bateria, ainda vai ser marcado uma data para fazer a apresentação.

Falar também que o prefeito vai trazer uma empresa, uma ornamentação natalina, tanto da cidade, como do povoado Cajueiro, para da mais uma visão a nossa cidade.

Deixar aqui meus sentimentos perdas que tivemos recentemente. Que Deus possa dar o conforto para todos os familiares e amigos.

Parabenizar o Instituto Flor do Cajueiro pela parceria que fez com o Governo do Estado e com a prefeitura, trazendo o incentivo ao futebol. Parabenizar a todos os envolvidos.”

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) iniciou seu pronunciamento justificando sua ausência na sessão anterior.

“O prefeito me ligou na sexta-feira à tarde para eu ir buscar o material, como não tinha mais como ir na sexta-feira, sai no sábado cedinho para buscar os canos do Bom Jardim. Cheguei lá cedinho, mas quando vierem me entregar o material não deu mais para chegar a tempo.

Parece que virou foi tradição toda sessão tem alguém que a gente tem amizade, que morre. Não sei o que esta acontecendo. Por exemplo, hoje, lamentar a morte de Luiz, uma pessoa boa que faz parte da família e talvez sirva de exemplo, o pessoal do interior costuma sentir alguma coisa e não correr atrás da saúde.

Também parabenizar ao povo do Cajueiro pela iniciativa. Estive no Cajueiro na quarta-feira. Infelizmente hoje não vou poder comparecer, mas no sábado com fé em Deus vou para o estádio. Isso é muito bom para as crianças, para quem está participando, como também para quem vai prestigiar. Que não fique só com essa ação, que venha mais.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) após agradecer a Deus por mais um dia de trabalho iniciou seu pronunciamento.

“Gostaria de iniciar falando a respeito da sessão passada, onde eu fui agredida verbalmente. Gostariade  iniciar dizendo que justifiquei o que a enfermeira Sandra me pediu, não tirei o direito se quer de vereador nenhum fazer alguma cobrança que acha que é devida e nem poderei, porque esse não é meu papel. O papel de cobrança é de todos, basta que seja com a verdade e após a minha fala, eu li uma reflexão sobre honestidade, que era a reflexão do dia, coisa que eu recebo todos os dias do YouTube, salmos e outros tipos de reflexões. Eu não me dirigi a ninguém, até porque está claro o áudio da sessão, eu não fiz, não fiz uso exclusivo de chamar A ou B de desonesto, só que eu fui atacada de uma forma que para minha pessoa é injustificável, até porque Patos é sabedor da obra que hoje estamos debaixo. A placa lá fora leva meu nome, fiz o que em 30 anos o que quem teve oportunidade como o vereador, que falou, teve, ele passou três anos na presidência e isso não aconteceu. E não só fiz a obra, como também equipei coisas que não existiam. Está ai uma cozinha que faz inveja a muitas câmaras no Piauí. Pessoas de fora que vieram até aqui, disseram que é a única que conhece  com uma cozinha tão confortável e linda. Deixei Notebook novo, porque se for falar de coisas que foram compradas, eu só não construi, como também deixei coisas. Deixei Notebook novo, impressora moderna, cadeiras novas para sala da secretaria, recepção ornamentada, enfim, foram muitas compras e não tinha como deixar de fazer as minhas viagens à cidade de Picos, porque lá, nós temos o contador, tem o portal da transparência que eu assumi esta casa e o portal da transparência não existia, era irregular. Foi com muita dificuldade que consegui regularizar o mesmo até em contato com pessoas de Brasília e o Tribunal de Contas. Tivemos que implantá-lo para que fosse desvinculado da prefeitura. Hoje, qualquer pessoa pode acessar e encontrar a Câmara Municipal de Patos. Isso também foi um feito meu. Então, não teria como fazer as viagens a Picos sem que eu ganhasse diárias, que é um direito de todos.

Uma resolução feita pelo próprio vereador na época, presidente, 2013, e essas diárias permanece com R$ 220,00 para Picos. Eu ia não só duas vezes, até mais e muitas vezes pedia para outros levarem documentos ou levar balancetes para que evitasse mais viagens.

Então peço respeito, eu mereço respeito, até porque eu não sou desonesta, sinônimo de desonestidade é ser velhaco, é comprar e não pagar, e essa mancha não cai sobre mim.

Quanto a minha moral, tenho trabalho prestado, até porque vida pessoal não cabe aqui, mas se for preciso também falaremos. Fui chamada de desonesta e sem moral. Eu quero as provas documentadas, eu exijo! Então, não me dirigi a ninguém! Se alguém sentiu-se ofendido, eu não tive culpa, porque eu fiz uma reflexão. Eu não tenho nada a falar me dirigindo a alguém, porque a vida de cada um, diz respeito a cada um. Eu aqui me defendendo do que fui acusada. Uma reflexão que é o Salmo de hoje; ‘nada em toda a criação está oculto aos olhos de Deus, tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13.

Recebi muitas mensagens de apoio e muita gente chateada porque Patos inteiro sabe, Patos inteiro conhece a história desse prédio, então não teria como ouvir e deixar passa,r até porque não tenho sangue de barata.

Gostaria de lamentar as perdas dos dois, que soube da notícia de dona Marina e do rapaz do Umbuzeiro. Que Deus conforte todos os familiares.”

O presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD) agradeceu a deus por mais um dia de trabalho e anunciou.

“Vou providenciar a questão do cronômetro para usar o tempo permitido e também no som, para que a gente corte, caso venha acontecer novamente. Esse não é o perfil que a gente quer para o nosso legislativo. Espero que os colegas não levem para a tribuna a vida pessoal, porque o foco aqui é o legislativo, é o trabalho em prol do município.

Agradecer a presença de todos, não faltou ninguém.

Vamos fazer a galeria, as placas de bancadas e cada um vai receber uma réplica para guardar.

Quero aqui falar a respeito do Campeonato Futebol na Escola que inclusive, hoje, está acontecendo, através do Insituto Flor do Cajueiro. Quero parabenizar o vice-prefeito Luizinho e toda a sua equipe. Quarta-feira foi lá no povoado Cajueiro foi bem-organizado.

Falar aqui também da obra que iniciou. Chamar os vereadores para dar uma olhada na sala que estamos construindo. Estão todos convidados para que vejam e acompanhem.

Quero aqui também lamentar a morte de dona Marina, avó do secretário de Obras, Rafinha. Minhas condolências a ele e demais familiares”, e finalizou a sessão.

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais