Veja o que foi discutido na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí
A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado (22.ago) mai uma sessão ordinária no Plenário Luiz Deolindo de Souza.
Presidida pela vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), a sessão contou com a presença dos vereadores, Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), Marlon Costa (PSD), José Hélio o “Helim” (Progressistas), Chico de Oséias (Progressistas) e a vereadora Zuleide Costa (Progressistas).
O vereador Wilson Vieira (PSD), líder do prefeito na Casa, foi o primeiro a usar a tribuna.
“Quero dizer que o nosso município segue no aguardo de algumas promessas que estão por serem cumpridas, e que trarão melhorias para o nosso município. No dia 15 de outubro a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Sueli, proporcionou aos professores a comemoração do Dia dos Professores. Pessoas muito importantes na formação dos nossos filhos, crianças e jovens. Foi a primeira vez na história que a prefeitura fez essa comemoração. Foi uma noite muito agradável, eu participei, todos gostaram e isso demonstra o zelo, o respeito que a gestão tem para com os nossos professores.’
Ainda seu pronunciamento, Wilson discorreu sobre uma notificação recebida pela Prefeitura de Patos.
“Recentemente a prefeitura recebeu uma notificação da Justiça para pagar a questão da funcionária da Câmara Municipal, Jéssica, e a prefeitura recebeu a notificação de que teria que pagar os meses que ela ficou de licença. Essa notificação é para prefeitura pagar e consequentemente será descontado o repasse da câmara. A decisão tomada na gestões passadas de não cumprir a determinação, agora veio a decisão judicial notificando a prefeitura a pagar. Isso é referente aos colegas que que eram gestores da Câmara Municipal naquele tempo. Serão pagos os seis meses e todos encargos”, relatou.
Segunda a usar a tribuna a vereadora Zuleide Costa (Progressistas)
“Quero destacar aqui, com relação ao poço do Morro da Onça que eu havia falado na sessão anterior. Demorou bastante para ser consertado. Estou solicitando para que procure resolver o quanto antes, porque ficar sem água não dá. Depois da sessão também, tornaram a solicitar a pipa de água, que dessa vez foi concedida.
Quero também pedir novamente, sei que não é responsabilidade da prefeitura, mas vou continuar pedindo para a prefeitura cobrar a energia da quadra do Bom Jardim. Pedir para a Equatorial resolver esse problema”, e ao finalizar se solidarizou “vou deixar aqui os sentimentos a todos os familiares das vítimas que vieram nos deixar da semana passada para essa semana.”
O vereador Chico de Oséias (Progressistas) justificou sua ausência na sessão passada e agradeceu a votação.
“Quero agradecer aos amigos e amigas eleitores pela votação dada aos nossos deputados. Thales, deputado estadual, terceiro mais votado do estado e Dra. Marina deputada federal, não se reelegeu, mas continuo firme e forte com eles.
Como é do conhecimento de todos a Dra. Marina destinou uma emenda de pavimentação de quase 6 mil metros, graças a Deus na quarta-feira foi concluída.
Aproveito para parabenizar o suplente de vereador e secretário municipal de Obras, Rafinha, que, através do seu candidato a deputado conseguiu uma verba para pavimentação e está concluindo, como também o vice-prefeito Luizinho que tem feito do povoado Cajueiro, um canteiro de obras.”
O vereador José Hélio o “Helim”(Progressistas) disse que gostaria de falar sobre uma funcionária que esteve na Casa Legislativa.
“Na época eu era gestor e demiti por algumas coisas que não concordava. Não vou dizer o motivo. Essa pessoa entrou na Justiça, teve seus direitos de voltar ao trabalho. Fui lá duas vezes para receber ela, com a carta na mão do juiz, para que ela retornasse ao trabalho. Ela foi com o irmão dela até lá, e depois disse que não queria mais retornar ao trabalho e me pediu para fazer uma acordo. Eu disse que não tinha como fazer acordo com ela porque ela já tinha entrado na Justiça. E seguiu o fluxo. Todos nós sabemos que a nossa Casa Legislativa não tem recursos para nada. É o Poder Executivo que faz o repasse para nossa Casa. Lógico que quem primeiro vai ser notificado vai ser a prefeitura, para que pague os honorários dela, descontando no repasse da Câmara”, e ao concluir sobre o assunto disse “pessoas que ela foi incentivada para entrar na Justiça, vai ter que ressarcir essa mesma pessoa.”
Última a se pronunciar durante a sessão, a vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), relatou acontecimentos no município e fez esclarecimentos.
“Em primeiro lugar, agradeço primeiro a Deus por mais uma vez conduzir os trabalhos desta Casa. Lamentar como todos as perdas que tivemos no nosso município. Semana passada depois da sessão tivemos a perda de dona Brigida, deixar meus sentimentos aos familiares. Tivemos ontem a perda de Dona Margarida, a qual vai fazer muita falta, 12 anos de agente de saúde. Pessoa que eu gostava muito de brincar, quase uma centenária do nosso município. Deixar meus sentimentos aos familiares.
A perda da Sílvia Inocência também, uma perda meio que precoce, deixar meus sentimentos a todos os familiares da mesma. Seu Dionísio, os meus sentimentos aos familiares.
E lamentar hoje essa perda precoce do nosso conterrâneo Givaldo. Infelizmente é a forma mais bruta e cruel de se perder um ser humano, de perder um parente, deixar meus sentimentos a todos os familiares de modo especial aos pais.
Ouvi aqui atentamente até para eu anotar e falar a respeito da situação da antiga funcionária da casa, Jéssica Ferreira. Eu escutei aqui nas palavras do vereador José Hélio, como se eu tivesse a induzido e incentivado a ir a Justiça. Isso não é, não foi, não aconteceu e se tivesse acontecido, seria o direito dela, até porque foi uma falha enorme, sem justificativa. A lei não permite exonerar nem grávidas e nem pessoas com licença maternidade. Então, ela foi simplesmente exonerada. Estive conversando com ela, porque infelizmente a conta chegou, e chegou para quem trabalhou, porque depois de um feito desse que a minha gestão fez, conduzido por mim, terei que pagar pelo menos metade dessa dívida, coisa que não é minha, porque eu gosto muito e sou a favor de seguir a lei. Jamais, jamais mesmo estando à frente de uma câmara ou prefeitura, eu iria exonerar uma pessoa que eu sei que a lei não me permitia, que um dia a conta chegaria. Infelizmente a conta chegou e chegou pra quem não tem culpa. Fica aí um acordo para o parcelamento, porque se fosse mais dinheiro ou se eu tivesse que pagar tudo, ficaria até difícil para minha gestão, porque eu estou pagando ainda a empresa da construção do prédio, ainda tenho também a intenção de alguma outra coisinha, antes de sair, que graças a Deus está próximo a minha saída. Minha minha missão está finalizando e eu gostaria mesmo só de lamentar, porque como é de conhecimento tanto dos assessores, como nós, como presidente, que isso não pode acontecer e quando o prefeito Joaquim Neto entrou, havia uma funcionária do CRAS contratada. Ela estava gestante de pouco tempo, mas ele continuou com ela até entrar de licença maternidade. Depois que ela entrou de licença maternidade, encaminhou para o INSS pagá-la e só pode exonerá-la após tudo isso.
Então, nós sabemos que a justiça não permite isso, é mais do que direito da ex-funcionária Jéssica ter ido atrás do direito dela, e ela me disse que não parou por aí, ainda segundo ela, houve perseguição política por ter exonerado ela de fato, então vamos ver daqui para lá o que acontece. Não é da minha alçada também! Caiu para mim! Infelizmente a prefeitura irá fazer o repasse com o valor menor.
Gostaria aqui também de parabenizar a toda a equipe da Secretaria de Educação, em nome da secretária Sueli, pela belíssima festa comemorada no Dia do Professor, sábado passado, da qual eu fui convidada, por já ter feito parte do quadro da educação, e só tenho a parabeniza-lá, porque foi uma festa muito bonita, tava tudo organizado.
Parabenizar também que essa semana comemora o Dia do Médico, em nome do meu irmão, Dr. Aluízio Coelho, e meu futuro médico, meu filho Lucas Dias, que eu parabenizo a todos os médicos do nosso município e do Brasil inteiro”, e finalizou a sessão.
Por Portal Saiba Mais
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229