Vereadores de Patos do Piauí aprovam Projeto de Lei que autoriza o Executivo a pagar gratificação por desempenho aos profissionais de saúde bucal

Durante  a sessão oridinária deste sábado (7.out) da Câmara Municipal de Patos do Piauí, os vereadores aprovaram por unanimidade o Pojeto de Lei nº 021/2023 que autoriza o Poder Executivo a pagar gratificação por desempenho aos profissionais de saúde bucal.

Veja o projeto aprovado AQUI

Na tribuna so vereadores (as) debateram temas pertinentes ao município.

O vereador Wilson Vieira (PSD), líder do prefeito na Casa disse que ultimamente os municípios estão agoniados, a situação está feia, são muitas promessas e os municípios estão esperando os recursos.

“Esperamos que logo venha o socorro que anunciou o presidente, os municípios aguardam, os administradores e a população. Os vereadores como defensores da população é que que sofrem com cortes de serviços que os munícipios são obrigados a fazer.

Queria deixar aqui meus parabéns aos novos conselheiros tutelares, a eleição foi no domingo, deixar meus parabéns aos vencedores e aqueles que ficaram na suplência, também são lutadores, buscaram e mostraram suas propostas.

Deixar aqui meus parabéns aos colegas vereadores, pelo Dia do Vereador que foi no dia 1º de outubro. Somos aqueles chamados de pára-choques que sofrem com as críticas e tudo vai para o vereador. Parabenizar a todos que tem coragem de assumir esse cargo.

Também parabenizar a todos os prefeitos que foi ontem o Dia do Prefeito, dia 6, que com muita dificuldade, estão conseguindo administrar.

Deixar aqui meus sentimentos, que nestes últimos dias tem sido pesado para o nosso município por causa do falecimento de vários pessoas, e deixar meus sentimentos a todas a famílias que perderam  seus entes queridos.”

O vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) usou a  tribuna para se solidarizar com as famílias que perderam sues entes queridos.

“Quero dizer que realmente o nosso município está demais com tantas perdas! A gente fica até apavorado com tanto velório. Deixar meus sentimentos aos familiares que perderam seus entes queridos.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) inicialmente lamentou as perdas de vidas no município.

“Sei que é o nosso caminho, mas uma coisa que a gente nunca se acostuma e quando chega na família, é mais difícil ainda. Eu gostaria de lamentar a morte da minha tia, que os demais sabem, que era a minha tia preferida, assim como eu sei que era sobrinha do coração. Que Deus dê um conforto a todos nós e um descanso para ela.

De uma coisa eu fiquei feliz, foi por saber que mesmo ela tendo partido, ela partiu deixando o filho dela prefeito, que era o sonho que ela tinha e que muito ela contribui na vida pública de Joaquim Neto, desde as campanhas de vereador. E deixo meus sinceros as demais famílias que perderam seus familiares

Gostaria de parabenizar pela passagem do Dia do Prefeito, ontem, ao excelentíssimo prefeito Joaquim Neto que em meio a tantas crises,  tem conseguido honrar a folha de pagamento até o dia 30 de setembro. Para que isso aconteça é preciso  ter controle, capacidade e honestidade. Rogo a Deus para que o presidente da república mantenha o que está prometendo, que repare um pouco essas perdas para que possa virar 2023 sem uma dívida.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) também lamentou as perdas humanas em Patos.

“Infelizmente, quero lamentar as perdas que foram muitas aqui no nosso município, como já citou o vereador Wilson. Deixor minhas condolências a todos familiares neste momento tão difícil. São essas são minhas palavras.”

A vereadora Zuleide Costa (PP) começou justificando sua ausência na sessão passada.

“Infelizmente não pude estar presente, pois peguei uma virose e ainda estou com a voz um pouco afetada. Também queria lamentar as mortes que teve no nosso município, mas me solidarizo com todos familiares e amigos.

Quero aqui aproveitar para parabenizar os conselheiros tutelares eleitos, aqueles que já estavam e os novos que estão chegando para agregar e trabalhar também para o nosso município e nossas crianças, deixar aqui meus parabéns a todos eles.”

O vereador Chico de Oséias (PP) iniciu seu pronunciamento paranenizando os novo conselheiros tutelares eleitos.

“Começo parabenizando os conselheiros que se elegeram. Como toda política que sabemos, é difícil, essa é um pouco diferente das demais.

Me solidarizo com os familiares das pessoas que vieram a falecer no nosso município, todos com grande importância.

Eu queria aqui responder a questão da sessão passada que a vereadora Luzitânia falou. Quando eu vim aqui falar desses remédios, eu não inventei, são relatos das pessoas que usam esses remédios, pessoas que vieram atrás e não tinha. Na maiorias das vezes não tem remédio e aí elas não levam. E com relação a não trazer para essa casa, isso é sim uma das coisas que tem que se trazer para esta casa, porque se trata de saúde e saúde é a coisa mais importante do nosso país, do nosso estado e do nosso município, mas infelizmente a saúde aqui no Brasil não é tratada como deveria.

Eu não queria falar isso, mas infelizmente eu vou ter que falar. Tem tem um senhor de 80 anos que teve um AVC, e ele tem necessidade de fazer no mínimo quatro sessões de fisioterapia na semana, está fazendo uma quando dá, a fila de gente esperando pra fazer fisioterapia é grande. Eu tenho um sobrinho que infelizmente ele  teve uma doença que paralisou todos os movimentos, ele  tem 9 anos e graças a Deus os movimentos dele voltaram maios ou menos 60%, ele precisa fazer  uma sessão de fisioterapia por dia, ou seja, cinco dias por semana, ele conseguiu dois dias no Cajueiro e com muito esforço e ajuda, o fisioterapeuta Carlos Alexandre conseguiu uma vaga aqui em Patos. Eu liguei para o prefeito pedindo o carro, isso não era necessário, pois isso é uma obrigação. O prefeito prometeu que ia falar com a secretária e ia agilizar isso daí, nunca obtive resposta.

A minha irmãqueria desistir, mas eu falei que não, toda segunda-feira, freto um carro para trazer ele. Esse tipo de coisa, muitas vezes é que me dá vontade de ficar na política e outra vezes tenho vontade de desistir, porque sempre teve e terá dois pesos e duas medidas, não era pra ser assim.

E em visita ao colégio Cícero José da Costa do povoado Cajueiro, a ventilação de lá é precária, lá as salas são baixas, forradas com forro de PVC, muito quente. A maioria das vezes tem um ventilador que não funciona bem. Isso também foram os alunos que me pediram para ir lá e alguns professores. Eu fui lá secretamente, fiz uma filmagem para trazer para cá. Tem picuinhas que não trago, mas coisas de grade importância como saúde, educação, isso, enquanto eu estiver nesta casa, eu vou trazer.”

 O vereador José Hélio o “Helim” (PP) disseu que ouviu atentamente o pronuciniamento de cada vereador.

“Realmente esta casa tem que ser de cobrança e de diálogo. Dizer aqui das nossas perdas no nosso município que infelizmente foi da vontade de Deus. Muita gente perdeu seus entes queridos, seus familiares. Eu peço a Deus que dê força a todos familiares.

Quero falar aqui do Ddia do Vereador. Esse cargo de vereador que não é uma profissão, é muito difícil ser vereador, principalmente em cidade pequena, que você é pára-choque, recebe toda a porrada.

Quero aqui parabenizar todos os conselheiros que tiveram êxito em suas campanhas, que é muito difícil, que virou uma política municipal. E quero parabenizar também a pessoas que não conseguiram se eleger. Essas são minhas palavras.”

O presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD) foi o último a se pronuciar na sessão.

“Quero iniciar meu discurso falando do acontecido, sobre o que houve quinta-feira, uma queimada na localidade Bom Jardim. Colocaram fogo na mata e infelizmente entrou na mata a dentro.

A gente ver muitas picuinhas nos grupos de WhatsApp falando que o prefeito não está dando suporte, é tanta coisa! Quero dizer que o prefeito se preocupou sim, ele mandou pipas d’água.

Só deixar registrado aqui para as pessoas ficarem sabendo, não é falta de vontade, é que às vezes são tanats as diculdades eas pessoas não sabem da realidade.

Agora é difícil ser vereador em cidade pequena em que você está tendo contato com o povo. Não é fácil porque você é um pára-choque para aguentar as porradas.

Lamentar também as perdas que foram muitas nestes últimos dias, deixar aqui minhas condolências a todos os familiares.

Deixar aqui meus parabéns a todos os vereadores pelo Dia do Cereador, no dia 1º de outubro. E também para o prefeito pela passagem do seu dia, 6 de outubro.

A pessoa do nosso prefeito, que é uma pessoa presente, ser prefeito em uma cidade pequena também não é fácil, pelas dificuldades que os municípios se encontram. Às vezes a população não sabe, mas ele é um gestor que está de parabéns.

Deixar aqui meus parabéns a todos os conselheiros que foram eleitos, que tenham êxito.

Quero aqui falar também da passagem do vereador Chico de Oséias, na questão da escola Cícero, eu também não estava sabendo, vou fazer uma visita na escola para tomar conhecimento.”

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais