W.Dias parabeniza deputados e pede voto de confiança à reforma

Em nota divulgada pelo governo do Piauí, Wellington Dias (PT) comemorou a aprovação, nesta quarta-feira (11/12), das reforma da Previdência dos servidores estaduais. Mesmo com todos os questionamentos sobre a tramitação da matéria em regime de urgência, o governador considera que o Legislativo “agiu com muita responsabilidade” e pediu voto de confiança dos servidores.

“Buscou ouvir os servidores em audiência pública, realizou reuniões com parlamentares, com líderes e trouxeram sugestões que melhoraram a proposta como manda o regimento dentro da legalidade, fizeram a aprovação”, disse.

Dias ainda agradeceu aos parlamentares pela vitória na Casa. Ao todo, foram 24 votos a favor da reforma. 

Sobre as mudanças, Wellington avalia que o tempo irá demonstrar a devida importância da aplicação de novas regras. “Isso é essencial para garantir a tranquilidade de hoje e do futuro. Nós estamos falando de um contrato para mais de 30 anos. Todos os estados brasileiros terão que ir nessa direção”, explicou.

Eu sei que temos na vida que tomar decisões. A previdência é algo essencial para as pessoas que trabalham para o Estado. Estamos saindo de um momento em que vários estados chegaram o final do mês e não tinham dinheiro para pagar os aposentados e pensionistas. Isso aconteceu no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. O Piauí se manteve de pé e manteve com um calendário anual de pagamento sendo cumprido à risca. Estudos mostram que para que isso prossiga, para que não haja atrasos de pagamento havia a necessidade do Estado tomar medidas. Nós já havíamos tomado em 2004, depois em 2015, agora quando o Congresso Nacional aprovou um conjunto de medidas nessa área da previdência, tivemos que adequar a nossa legislação, a nossa Constituição Estadual

Ele tocou ainda em outro ponto bastante questionado pelos servidores: reajuste. Dias garante que com a adequação da Previdência estadual, será possível, em 2020, tratar da recuperação salarial dos servidores.

Reação da oposição

Mas se depender dos deputados que fazem oposição ao governo, na Assembleia Legislativa, a novela da reforma está longe do seu capítulo final. Ontem, Teresa Britto (PV) confirmou que, tão logo a reforma seja sancionada, a questão será levada à Justiça, contestando a constitucionalidade do processo como se deu a aprovação das normas.

Fonte: 180graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais