Jaicós: prefeito Neném de Edite entrega equipamentos para informatização das 9 UBS’s do município; Prontuário Eletrônico será implantado

Na manhã desta terça-feira (28.set) o prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD) entregou na Secretaria Municipal de Saúde equipamentos para informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, num total de 9, localizadas nas zonas urbana e rural.

São  05 computadores e 2 impressoras para cada UBS: 01 para triagem, 01 para vacina, 01 para consultório médico, 01 para consultório do enfermeiro e 01 para consultório do dentista.

Os equipamentos foram adquiridos através da captação de recursos feito pelo Programa Informatiza APS/Ministério da Saúde/Governo Federal e tem como objetivo

O programa tem por objetivo implementar o sistema de Prontuário Eletrônico nas equipes da Estratégia Saúde da Família, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde e ampliando a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.

O gestor do município disse que com os novos equipamentos a saúde do município fica ainda mais fortalecida: “Estão sendo investidos mais de R$ 231 mil. São cinco computadores pra cada UBS, com impressora, com todos os equipamentos de informática, que vão melhorar a qualidade do serviço, onde todos os profissionais terão que se readequar a esse novo sistema”, e informou “em seguida, nós iremos implantar o Ponto Eletrônico. Estamos implantando um sistema eletrônico, onde os pacientes sairão com sua receita, com seu prontuário, via sistema conectado com a Secretaria de Saúde, com tudo direitinho, o número de atendimentos”, disse Neném de Edite.

O prefeito anunciou investimentos para dar mais segurança as UBS’s: “Estamos investindo com recursos próprios do município em câmeras de monitoramento nestas unidades de saúde e também colocando grades nas porta e janelas como forma de proteger estes equipamentos. Queremos evitar que estes postos sejam arrombados. Porque já houve muitos arrombamentos. Agora, quem arrombar ou tentar levar qualquer equipamento destas unidades de saúde, será identificado” e pediu apoio “peço a população que nos nos avise, nos ajude a monitorar, porque isso é um bem do nosso município, é um bem do patrimônio público.”

Audeli Coutinho, secretária municipal de Saúde, falou das vantagens para os profissionais e para a população com a implantação dos novos novos equipamentos: “Vai dar maior agilidade no atendimento à população. Vamos parar de ter aquele receituário manuscrito que quando chega numa farmácia, fica até difícil de traduzir o que que tá escrito, será tudo digitado. Receituário eletrônico. Vamos também otimizar a questão do cadastro da equipe de processamento de dados. Vamos contratar também uma empresa, paralelo a isso, que vai dar manutenção a essas máquinas e vão dar um treinamento a  equipe da estratégia para explicar como vai funcionar o sistema. Cada máquina dessa vai ser instalada o sistema. O sistema enviado pelo governo federal e esse sistema será interligado com a central de processamento de dados que funciona aqui, na Secretaria de Saúde”, e explicou “o atendimento que foi realizado hoje pelo dentista, lá no Esquisito, 18h já tá aqui na Central de Processamento de Dados. Vai dar uma otimização no atendimento e a gente acredita que vai melhorar também na questão de indicadores do município”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós está estruturando a saúde no município, cumprindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, pautada na legislação sobre implantação do prontuário eletrônico que faz parte desse processo de modernização, como explicou J. Nilo, coordenador da Central de Processamento de Dados – CPD: “A implantação do Prontuário Eletrônico prima ao acesso prático aos dados dos pacientes, como: cadastro detalhado desde os dados de identificação,  até o  contato,  endereço, com garantia de privacidade pois, o prontuário e as informações médicas ali contidas pertencem ao paciente. Os profissionais da saúde e as instituições de saúde detem a guarda dessas informações e devem manter a intimidade e a privacidade do paciente”, e acrescentou: “a equipe da Central de Processamento de Dados -CPD da Secretaria de Saúde,  já esta em ação e nos próximos dias estaremos fazendo a instalação  dos equipamentos em todas UBS’s  do município,   bem como instalação do sistema  e capacitação a os profissionais de  saúde”, informou.

Por Portal Saiba Mais

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais