Jaicós: Filhos parabenizam o comerciante e ex-vereador “Chico Tauá” pelos 78 anos de vida

Hoje, 20 de outubro, o comerciante e ex-presidente da Câmara Municipal de Jaicós, Francisco Martins de Oliveira, conhecido pela comunidade jaicoense e toda a região como “Chico Tauá”, completa 78 anos.

De personalidade forte, atuante e determinado, Francisco Martins de Oliveira, nasceu em 20 de outubro de 1943 na localidade Sítio Pedra da Roça, município de Tauá, Ceará, cidade que lhe rendeu o cognome “Chico Tauá.”

Francisco Martins de Oliveira veio para o Piauí em 07 de março de 1964 e instalou-se em Jaicós no mesmo ano, como comerciante. De de 1964 a 1970 fazia feira na localidade Massapê com o objetivo de desenvolver a comunidade.

Chico Tauá casou-se com Terezinha da Cruz Alencar (in memoriam) com quem teve quatro filhos, vindo a ampliar a descendência com mais três filhos.

Durante anos conciliou a função de político e comerciante.

É proprietário de um dos comércios pioneiros no município o “Supermercado O Principal”, localizado no centro de Jaicós.

Sempre muito atuante, Chico Tauá foi presidente do Conselho da CNEC por duas vezes, secretário da Cooperativa Mista de Jaicós por vários anos, presidente da Associação dos Moradores de Jaicós por 02 mandatos e como vereador nos anos: 1983/1987, 1988/1992, 1998/2002 e presidente da Câmara por três legislaturas: 1987/1988, 1991/1992 e 1997/1998.

Foi um dos vereadores mais atuantes da história do legislativo jaicoense.

Em agradecimento pelas quase quatro décadas de existência do patriarca da família, filhos homenageiam publicamente o aniversariante do dia, Francisco Martins de Oliveira “Chico Tauá”:

“Sua história foi construída com muitas lutas e batalhas. Deixou sua terra natal ainda cedo, motivado pelo desejo de desbravar novos horizontes, de aventurar-se pela vida em busca de suas conquistas.

Sabemos que não foi fácil. Mas sabemos também que sua força, coragem e determinação foram imprescindíveis para ultrapassá-los.

Poderíamos descrever sua vida, sua história, narrando sua atuação como pai, avô, comerciante, político e ativista das causas populares por parágrafos e parágrafos seguidos. Mas, hoje, neste momento, achamos desnecessário. Sentimos apenas a necessidade de agradecermos a Deus pela sua existência. Sua presença entre nós é motivo de alegria, de contentamento, de felicidade e resume qualquer biografia sua.

Ao comemorarmos seus 78 anos de vida, estamos comemorando não apenas um data, um aniversário, mas, mais um ano que Deus lhe permitiu ficar ao nosso lado. Rogamos a Ele, criador de todas as coisas, Senhor do tempo e da existência, que sua permanência entre nós seja prolongada ainda por muitos anos.

Feliz aniversário Francisco Martins de Oliveira… Chico da Budega, Chico Toá, Chico Tauá, nosso pai, nosso orgulho!

Dos seus filhos (as): Auda, Benedito Alencar, Arudá, Aura (Aurinha) e Araken.

 

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais