Educação de Patos do Piauí apresenta e inicia as atividades do programa PRO Alfabetização na Idade Certa

O Programa objetiva melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes patoenses no início do ensino fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação de Patos do Piauí realizou o primeiro encontro para apresentação e formação do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa no município, nesta quarta-feira (03.nov), no pátio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O momento contou com a participação dos professores do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e também toda a equipe técnica/gestora da Secretaria de Educação.

No município, o PRO Alfabetização é coordenado pela professora Eliane dos Reis Barros e tem as professoras Crisantina Crisanto e Maura Maria Costa como formadoras do programa.

A Secretária Municipal de Educação, Sueli Carvalho, explica que “O PRO Alfabetização na Idade Certa é um programa que objetiva implementar uma política que assegura as condições necessárias para que todos os alunos do município de Patos do Piauí cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, assim, tenham habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma”, destacou Sueli.

 

SOBRE O PROGRAMA 

O PRO Alfabetização na Idade certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.

Para tanto, o Pro Alfabetização conta com cinco eixos, sendo eles:

(I) Fortalecimento da Aprendizagem;

(II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar;

(III) Cooperação, articulação e incentivo;

(IV) Comunicação e Engajamento;

(V) Avaliação Externa e Monitoramento.

 

Por Ascom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais