Saúde de Jaicós realiza Dia D do Novembro Azul e mais de 300 homens participaram da mobilização

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (22.nov) no Centro de Convivência  dos Idosos (CCI) no bairro Serranópolis, o Dia D do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem no combate às doenças, como o câncer de próstata.

A ação que contou com a participação de mais 300 homens, foi voltada para homens a partir de 40 anos, com a realização de exames de PSA, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, falou sobre a ação do Novembro Azul no município.

“A mobilização se deu através dos agentes comunitários de saúde que se empenharam. As equipes de PSF passaram as orientações e os agentes de saúde foram atrás, divulgando para seus pacientes que hoje, estaria acontecendo esse evento”, relatou.

Audeli disse que a Secretaria Municipal de Saúde sempre orienta o público masculino, que é um público que só procura mesmo o médico na última hora: “Hoje, para mim e todos os profissionais está sendo muito gratificante, porque nós temos mais de trezentos homens aqui. Isso mostra que a nossa política de orientação tá dando certo. Os homens estão entendendo que devem procurar os serviços básicos de saúde. Hoje, estamos realizando a  aferição de pressão arterial, teste de glicemia e estamos realizando o PSA. Em oito dias eles receberão esse teste de PSA e ao receber,  eles irão passar no médico de Saúde da Família. Qualquer que seja alteração de algum desses testes, eles irão nos procurar para a gente enviar ao médico especialista”, explicou a secretária.

Emílio João da Costa, que é Agente Comunitário de Saúde, falou sobre a importância da mobilização do Novembro Azul.

“Eu sempre faço um acompanhamento da minha glicemia e faço esse exame anualmente. Neste ano eu ainda não tinha feito. Graças a essa mobilização eu aproveitei para fazer. Mesmo sendo um exame barato, tinha a dificuldade de locomoção, e com ele sendo realizado na cidade da gente, facilita. Muitos homens não faziam porque tinha o deslocamento para outra cidade”, e ao finalizar disse “Muito boa essa ideia da Secretaria Municipal de Saúde! Boa para mim e para os demais homens do nosso município.”

Autoridades locais como o vice-prefeito Weslly Bispo e o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquim, estiveram presentes na mobilização.

Mais imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais