Secretaria de Saúde de Patos do Piauí promove ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul

A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (29.nov) a uma ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul com uma megaestrutura, oferecendo para as mulheres exame de mamografia, exame preventivo do colo do útero e a realização de testes.

Para os homens o PSA, teste rápido e também  aferição da pressão arterial.

A ação que teve início nesta segunda-feira (29.nov) e tem continuidade nesta terça-feira (30.nov) está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde, Aluízio Coelho dos Reis na sede do município.

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde do município, trouxe com recursos do Tesouro Municipal, o caminhão Unidade Móvel de Mamografia Digital para a realização de exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Ao todo serão realizados cerca de 200 exames de forma gratuita.

Ao prestigiar este momento importante de promoção da saúde de homens e mulheres do município de Patos do Piauí, o prefeito Joaquim Neto visitou o local onde estão sendo realizados os exames. O gestor destacou a importância da inclusão desses serviços de maneira gratuita e de fácil acesso a população.

“Este é um momento em que estamos dando uma atenção especial a prevenção da população de Patos do Piauí. É um trabalho que está sendo desenvolvido pela nossa secretária de Saúde, Auzeni Costa, juntamente com todos os profissionais de saúde. Além dos testes e exames que estão sendo realizados, trouxemos o caminhão Unidade Móvel de Mamografia Digital, porque achamos que evita das mulheres do nosso município se deslocarem  para Picos ou Teresina, nas busca pela realização deste exame”, relatou o gestor.

A secretária Municipal de Saúde, Auzeni Costa, falou sobre a realização da mobilização.

“Devido o mês de outubro ter sido um mês em que os casos da Covid-19 aumentaram muito em nosso municípo e o caminhão Unidade Móvel de Mamografia Digital não estar disponível, resolvemso fazer agora em novembro os dois juntos: Outubro Rosa e ao Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar homens e mulheres sobre o câncer da próstata e da mama”, disse.

O Dr. Carlos Alexandre que ministrou palestra sobre a prevenção do câncer de próstata para os homens que compareceram na UBS Aluízio Coelho dos Reis, falou sobre o tema.

“O nosso objetivo principal aqui, hoje,  foi conscientizar a respeito do câncer de próstata que é um câncer que só fica atrás do câncer de pele. Ele tem matado homens em todo o mundo e de forma inclusiva aqui no Brasil. Só em 2020  nós tivemos cerca de 66 mil novos casos. Esse processo de conscientização e prevenção é associado ao exame que será realizado após a palestra. Nosso objetivo não é somente a prevenção, mas também a conscientização de que esse exame seja feito anualmente acima dos 45 anos de idade.

A Dra. Ruth Brito falou para as mulheres que participaram deste primeiro dia da ação, sobre a prevenção do câncer de mama.

“Nós discorremos sobre as principais formas  de prevenção e também sobre os fatores de risco e o rastreamento. Dissemos que a idade envolvente é de 50 a 69 anos. Além da prevenção, fatores comportamentais que estão correlacionados com o desenvolvimento de fatores genéticos e sobre fatores que vão prevenir. Por exemplo: atividade física, uma alimentação balanceada, aleitamento materno, menarca no tempo certo e a a menopausa também. Em seguida elas foram encaminhadas para a realização da mamografia, quem tinha a indicação”, explicou.

Também participaram da ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí, Luzitânia Dias a “Taninha” que é Agente Comunitária de Saúde e o vereador Wilson Vieira.

Vídeo:

Todas a imagens do evento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais