Nova diretoria toma posse e Eunice Costa passa a ser a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós

Em 49 anos de história o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós tem como presidente uma mulher: Eunice da Silva Costa.

A eleição para escolha da nova diretoria da entidade com chapa única aconteceu neste domingo (5.nov) com sete pontos de votação: na sede do município, no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nos povoados, Várzea Queimada, Santo Antônio, Croazal, Esquisito e nas localidades, Lagoa do Sabino e Tanque dos Batistas.

A Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo eleitoral foi composta por Patrícia Martins Paiva Dias, Maria das Mercês de Carvalho e Paulo Henrique Gomes.

Num total de 2.330 eleitores aptos a votar, 1.532 compareçam às urnas. Foram 14 votos em branco e 1.518 votos válidos. A única chapa inscrita na eleição obteve 70% dos votos.

Após o resultado oficial da eleição aconteceu a solenidade de posse na nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós para o quadriênio 2021/2025.

A solenidade de posse foi realizada às 18h no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a presença na mesa de honra, de Joelma Gomes, coordenadora do Polo Sindical de Picos, da atual presidente do STR/Jaicós, Eunice Costa, do Tesoureiro do STR/Jaicós,  Manim, coordenadora do Polo Sindical de Picos, Moacir, vice-presidente do STR/Patos do Piauí, Patrícia Martins, presidente do STR/Massapê do Piauí, Dr. Edimar Rocha, assessor Jurídico do ST/Jaicós, Maria Anália do STR/Geminiano.

Joelma Gomes, coordenadora do Polo Sindical de Picos, deu posse a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós para o quadriênio 2021/2025, que tem a seguinte composição:

Diretoria efetiva:

Presidente: Eunice da Silva Costa

Vice-presidente: Edivaldo Nascimento Carvalho

Secretário geral: Maria Rosimeire Ferreria

Tesoureiro: Aldenides de Sousa Carvalho (Manim do Sindicato)

Sec. M.T.R.A.A. Familiares: Carleusa Veloso Paiva Costa

Sec. Pol.A.M.Ambiente: Afonso João de Lima

Sec. T.R.A.e.A.P.T.Idade: Aderson Nelson de Paiva.

Sec.J.T.R.A.A.Familiares: Mercos Vinícius de Sousa.

Conselho Fiscal Efetivo

1º Gilson José de Carvalho

2º Marinalva Fransica da Silva C. Batista

3º Franscisco Cícero de Sousa

Suplente da Diretoria efetiva

Sup. vice-presidente: Eliene da Silva S. Batista.

Sup. sec. geral: Edilene Donília de Sousa.

Sup. tesoureiro: Franscisco Gaspar Veloso.

Sup. sec. M.T.R.A.Familiares: Maria da Paz de Jesus Costa.

Sup. sec.Pol.A.M.Ambiente: João da Cruz Dias Veloso

Sup. T.R.A.e.A.P.T.Idade:Cícero Antônio da Silva.

Sup. J.T.R.A.A.Familiares: Jennefi Kayenni Nacimento Carvalho.

Suplentes do Conselho Fiscal

Sup. do 1º membro: Fernando Reis Dias

Sup. do 2º membro: Inês Carolina de O. Silva

Sup. do 3º membro: Helvídio Américo de Sousa

Manim, ex-presidente do STR/Jaicós e atual tesoureiro da nova diretoria, ao discursar, falou em gratidão.

“Só tenho é de agradecer, primeiramente a Deus, aos nossos associados que compareceram e votaram, 1.532 que comparecerem. Teve 14 votos brancos e os votos válidos foram 1.518”, e falou sobre a nova presidente o Sindicato de Jaicós vai completar 50 anos em julho de 2022 e é a primeira vez que tem  uma mulher presidente. Uma pessoa que sempre esteve aqui, ao nosso lado. Somos uma diretoria unida, uma equipe forte e imbatível”, e acrescentou “eu confio nos trabalhadores rurais do nosso município, nos nossos associados,  pelo trabalho que a gente vem fazendo. Desde 2009 que a gente vem coordenando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós. Fui vice-presidente e pegamos o sindicato mergulhado em dívidas. Pagamos essas dívidas e conseguimos alavancar e dar credibilidade ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós. Fui presidente eleito e reeleito e ao no decorrer do nosso mandato construimos esse predio (disse em referência ao Centro Cultural dos Trabalhadores Rurais), compramos um carro e uma moto, e nenhuma diretoria antes fez o que nós fizemos”, disse.

Eunice Costa, presidente eleita e empossada do STR de Jaicós, falou sobre a nova empreitada da sua vida.

“Para mim é muita emoção e também uma responsabilidade muito grande estar à frente como presidente, representando os trabalhadores rurais de Jaicós no nosso sindicato. Estamos aqui hoje, graças aos trabalhadores rurais.”

Eunice falou da sua militância no sindicato: “Estou dentro do sindicato, participando da diretoria desde 1998. Essa experiência, com o apoio do Manim, vai nos ajudar a dar continuidade a todo essa trabalho que está sendo desenvolvido, contribuindo cada vez mais com a melhoria de vida dos nossos trabalhadores rurais”, afirmou a nova presidente.

Joelma Gomes, coordenadora do Polo Sindical de Picos, iniciou parabenizando a nova diretoria.

“Dizer que estamos passando por momentos difíceis. Mas tenho certeza que a nova diretoria eleita hoje, agora empossada, vai dar continuidade aos trabalhos  da melhor da forma possível. Tenho certeza que o sindicato de Jaicós e a cada dia que passa, cada dificuldade que é vencida, se fortalece cada vez mais. É dizer que como Fetag,  estamos à disposição no que tiver ao nosso alcance.”

A vereadora Francisca de Manim, também agradeceu.

“A luta foi grande, muito grande, mas graças a Deus e a confiança dos trabalhadores rurais, que confiam no sindicato, que vieram aqui depositar o seu voto de confiança, saímos vitoriosos.

O sindicato de Jaicós depois de 49 anos de fundação, vê uma mulher assumindo a presidência. Isso para nós que somos mulheres, é um orgulho muito grande. Eu e a Eunice, credito que muitos aqui já sabem, para mim é como uma irmã. Muitas pessoas chegam aqui e perguntam se a gente é irmã.  Dizem que a gente se parece. Nós não somos irmãs biológicas, somos irmãs de coração. Estamos unidas. Eu ajudando ela, eu ajudando o Manim”, e ao finalizar disse “peço a Deus que ilumine a companheira Eunice e todos os diretores para que esse trabalho seja continuado. E desejo que vocês voltem com Deus, tenham um bom retorno, um feliz natal e um próspero Ano Novo!”

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais