Em Jaicós, prefeito Neném de Edite inaugura nova UBS no centro da cidade e implanta 10ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF)

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD) iniciou o ano de 2022 com o pé direito, inaugurando na manhã desta segunda-feira (3.jan) na Avenida Governador Chagas Rodrigues, centro da cidade, a Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus de Carvalho Almeida (dona Jesus) com a implantação da 10ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF).

A solenidade, bastante prestigiada, contou com a presença do gestor do município, Neném de Edite, do presidente da Câmara de vereadores, vereador Bosquinho,  da secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, familiares da homenageada com o nome da UBS: Jerusa Sá e Jailda Almeida (filhas), Jaécio Sá e Jaciane (netos), Jota Sá e Edinilson Freitas (genros), Jacilene (sobrinha) e Poliana (esposa do netoda homenageada, Jaécio).

O evento contou com a presença dos vereadores, Divino Macêdo, Robim, Ednaldo da Farmácia, Mocinha, Franscisca de Manim e Zé Reis.

Varios secretários municipais também prestigiaram o evento, como, Jessé Gonçalo (Obras), Oziana Oliveira (Assistência Social), João Bosco (Desenvolvimento Rural), Dr. Guilherme Bento (Procurador Geral do município), Wandym Lima (Controlador Geral), Antônio de Pádua (Educação), Degerson Lima ( Relações Institucionais), Auzeni Meneses, diretora do Hospital Florisa Silva e os profissionais que integram a 10ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), médico, Dr.Raul Castro, enfermeira Mariana Farias, técnica de enfermagem do ESF, Irene, técnicos de enfermagem do SPA, Dasdores e César; Agentes Comunitários de Saúde, Amanda, Marlon, Sebastião, Emanuele  e Geiza.

Após a execução do Hino de Jaicós, o prefeito Neném de Edite, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquinho, a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho e familiares da homenageada com o nome da Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus de Carvalho Almeida (dona Jesus), fizeram o descerramento da placa inaugural.

Depois fizeram o  corte  simbólico  da  fita  de  inauguração  da UBS.

O prefeito Neném de Edite falou do sentimento de estar entregando à comunidade jaicoense mais uma obra.

“É motivo de alegria e satisfação neste dia 03 de janeiro, estar entregando  a população de Jaicós, esta Unidade Básica de Saúde. Esse sempre foi o nosso desejo trazer a saúde para mais próximo do nosso povo”, e falou sobre a homenagem “Estava sentando na casa do amigo Raimar, olhando para a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, pensando, procurando na mente a pessoa que nós iríamos homenagear, quando veio no nosso coração, no nosso pensamento o nome de dona Jesus Almeida. Tive pouco conhecimento com ela, mas desde cedo ouvia minha mãe falando sobre ela, do bem que ela fazia para as pessoas. Por isso digo que é uma satisfação muito grande poder homenagear esta UBS com o nome de dona Jesus. Estou muito feliz Jaécio, estou muito feliz Edinilson, Jota Sá, e aproveito para agradecer ao vereador Divino pela preposição e toda a Câmara Municipal de Jaicós pelo apoio que tem dado à nossa gestão.”

O presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquinho (PSD) saudou as autoridades e os familiares da homenageada e disse: “Feliz por estar aqui hoje, dia 03 de janeiro, iniciando o ano entregando mais uma superestrutura de saúde para a cidade de Jaicós, o que atesta, o que firma, o que confirma o imenso compromisso dessa gestão  com a população. De estar sempre buscando melhoria, pois esta unidade de saúde tem uma estrutura significativa que vai oferecer mais oferta de serviço de saúde para  população de Jaicós, que por ventura venha a precisar para prevenir, tratar ou acompanhar qualquer tipo de enfermidade.”

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, disse que é com grande satisfação que estava entregando à população jaicoense, mais uma Unidade Básica de Saúde: “A 10ª Estratégia de Saúde da Família. Ela vem para diminuir aquele acesso profundo ao hospital e e manter esse relacionamento mais próximo com as famílias, como o próprio nome já diz, Estratégia de Saúde da Família; o acompanhamento familiar”, e informou “das cidades do Vale do Guaribas, Jaicós é a terceira que tem dez equipes. Então, o município hoje, está de parabéns, a gestão desde o início que se empenhou em atender essa população do centro de Jaicós que acabava tendo que se deslocar até A UBS Amélia Crisâncio e aoo posto Lourdinha crisanto e ficava esse setor centro e Bonsucesso que ficavam atrelados a essas essas unidades.”

Poliana, esposa de Jaécio Sá, neto da homenageada, leu uma mensagem em nome das filhas, Jerusa Sá e Jailda Almeida.

“Excelentíssimo Senhor prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, popularmente conhecido como Neném de Edite.

Todos aqui presentes, vereadores, familiares da homenageada, enfim,  todos que se encontram aqui.

É com muita satisfação, saudosismo e movida pela emoção que arrebata nossos corações, que falo desta linda homenagem que o município de Jaicós, Piauí,  presta a mais uma de suas ilustres  habitantes. Desta vez, minha mãe e tão popular senhora dona Jesus, em memória. Aquela que foi boa mãe, boa avó, boa bisavó, boa sogra e que exerceu até a sua última gota  de saúde os seus empréstimos de protética a este povo, de forma tão carinhosa e profissional que passou a ser tido também como mãe e cuidadora daqueles que por suas mãos passavam. Mulher aguerrida, se  também como voz dos oprimidos, com os quais compartilhava o que era possível e estava ao seu alcance. Foi embora e deixou um vazio nos colos de todos os jaicoenses. Que se não foi seu paciente, já teve um familiar ou conhecido que por suas mãos passaram e que conheceram o seu valor. Ah, mãe! Sua calçada hoje já não é mais a mesma. Pois nela hoje sobraram o vento da saudade e da gratidão. Já que falta sua maior protagonista.  Mais uma vez em nome de todos os familiares, agradecemos a Deus primeiramente por tamanha graça e honraria. Depois agradeço ao prefeito deste município, Senhor Ogilvan da Silva Oliveira, Neném de Edite, o qual sempre foi enaltecido por nossa dona Jesus em suas falas. Agradecemos ainda a todos os vereadores por esta merecida e honrosa homenagem e de maneira ainda mais carinhosa a todos os cidadãos jaicoenses.

De suas filhas, Jerusa Maria de Carvalho Almeida Sá e Jailda de Carvalho Almeida e daqueles que hoje no céu fazem festa: Paulo Gentil de Carvalho Almeida e Maritânia de Carvalho Almeida Oliveira em memória. Muito obrigada.”

Jaécio Sá, neto da homenageada e também vereador na cidade de Trindade (PE), iniciou agradecendo ao prefeito Neném de Edite, ao se dirigí-lo como amigo de infância.

“Eu quero dizer prefeito que nós vivemos momentos muitos difíceis nesses últimos dois anos. Não foi fácil para nossa família perder ela, que era a base da nossa família, a minha avó. Carinho muito grande que ela sempre teve por todos nós… Preocupação… eu que faço parte da política, já estou no quinto mandato consecutivo, aprendi muito a cuidar das pessoas, vendo a minha avó atendendo aquelas pessoas que vinham do interior, muitas vezes sem um café, sem um  sem o jantar e ela cuidava da melhor forma possível.

O que vocês estão fazendo hoje aqui, pode ter certeza que o nosso coração está transbordando de alegria com essa homenagem, não é porque minha vó não, mas uma homenagem merecida, por uma pessoa que amava essa cidade,  pode ter certeza que ela tem orgulho dessa cidade que é Jaicós. E queria aproveitar para parabenizar você, prefeito, pelo o avanço que deu a Jaicós.”

O vereador Divino Macêdo (PT) sobrinho da homenageada e autor da preposição na câmara municipal, iniciou seu pronunciamento agradecendo.

“Quero agradecer a Deus por este momento tão importante na minha vida. Quero  agradecer também ao vereadores que estavam naquela sessão aonde eu apresentei o requerimento e votaram favorável. Quero também agradecer o prefeito por ter atendido o requerimento deste nobre vereador Divino Macedo. Requerimento esse de grande valia, porque estamos dando o nome de uma UBS  uma senhora que foi muito importante e querida, não porque tenha sido minha tia, mas porque era prestativa. As portas da sua casa eram abertas, principalmente na segunda-feira, tinha água, café, almoço e para todos. Era uma mulher de um coração imenso”, e concluiu “Então Neném, mais uma vez eu quero lhe agradecer e a todos os vereadores.”

O ex-vereador Zé Acelino ao usar a palavra, disse que não poderia deixar de se manifestar diante da justa homenagem a dona Jesus.

“Fui cliente de dona Jesus Almeida nos meus primeiros mandatos como vereador, quando existiam poucos dentistas ou praticamente não existia. Ela era que nos socorria arrancando um dente, fazendo uma dentadura e fazia fiado. E ela tinha uma forma tão carinhosa e paciente de tratar a gente”, e relatou “antes da sua partida, ela chegava para mim e perguntava ‘e o homem tá trabalhando?’, eu respondia: e muito, dona Jesus. Morreu lhe elogiando, Neném!”

Todas as imagens:

 

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais