Comunidade jaicoense comparece em peso ao lançamento do Projeto Reciclar- do lixo ao luxo, de iniciativa da Prefeitura de Jaicós e Sebrae/PI

Nem mesmo a forte chuva que caiu na cidade antes do evento foi suficiente para afastar a comunidade jaicoense do lançamento do Projeto Reciclar- do lixo ao luxo, ocorrido na noite desta terça-feira (25.jan) no Centro Cultural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaicós.

Autoridades locais, empresários, comerciantes e moradores da sede do município compareceram em peso ao lançamento do projeto, de iniciativa da Prefeitura de Jaicós e Sebrae/PI.

A mesa de honra foi formada pelo prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD), vice-prefeito Weslly Bispo, Ana Mary, gerente do SEBRAE-PI, Unidade Regional de Picos, Maria das Mercês Leal Dias, Gestora do Projeto Agronordeste Regional de Picos e articuladora do  Projeto Reciclar do Lixo ao Luxo, comandante da 3ª CIA da PM de Jaicós, capitão Edivan Martins, Marina Simão, consultora empresarial, Ricardo Bandeira, consultor empresarial, Eunice Costa, presidente do STR de Jaicós, secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira, vereadoras, Mocinha e Franscisca de Manim; Josefa Maria Lopes, representante dos catadores de lixo e Aura Martins, representante dos empresários.

A consultora empresarial Marina Simão, do Instituto Simão, fez uma apresentação oral dialogada dos slides com os resultados da pesquisas realizadas dentro Projeto Reciclar- do Lixo ao luxo.

Depois da apresentação dos slides elea anunciou um vídeo documentário do Projeto Projeto Reciclar- do Lixo ao luxo. Veja o vídeo:

Durante o evento foram apresentados à comunidade jaicoense os integrantes do Comitê Gestor do Projeto Reciclar- do Lixo ao luxo, composto por Jaíssa Mercês Freitas Silva e Souza – Coordenadora da Pessoa com

Deficiência-lotação S.M. Assistência Social;

– Jessé Gonçalo da Silva – Secretário de Obras;

– Dilma Pereira da Silva Sousa – Agente de Saúde;

– Beatriz Carvalho Reis – Coordenadora na Secretaria de Cultura;

– Kassiara da Silva Lopes – Assessoria de Comunicação;

– Edvan Luiz Da Silva – Assessor de Comunicação;

– Lusimaria de Moura Sousa – Coordenadora da vigilância sanitária;

– Edson Domingos de Lacerda – Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura;

-Omaciana de Sousa Franco Rodrigues -Assessoria administrativa e Almoxarifado;

– Deusmar João da Costa – Chefe de Gabinete

– Maria Girlene de Carvalho Silva – Coordenação administrativa saúde

– Airton de Aragão Coelho – Representante estudantil

– Noeme de Sousa Costa Dias – Coordenadora de serviços públicos

– Eliene Helena de Sousa Carvalho – Operadora Master da secretaria municipal de educação

– Osildo dos Santos Ferreira – Representante dos empresários – Vinicius de Paiva Meneses – Professor da rede estadual

– Ednaldo de Souza – Representante religioso

– Magdo Evangelista de Oliveira – Técnico em informação

Os integrantes do comitê gestor fizeram o juramento que proferido pela Maria das Mercês Leal Dias- Articuladora do  Projeto Reciclar do Lixo ao Luxo para Jaicós.

Numa iniciativa inédita no município, o prefeito Neném de Edite e os demais integrantes da mesa de honra, realizaram a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os catadores de lixo.

Maria das Mercês Leal Dias, articuladora do  Projeto Reciclar do Lixo ao Luxo para Jaicós, parabenizou a iniciativa.

“Quero parabenizar a gestão, ao prefeito Neném de Edite pela iniciativa em parceria com o Sebrae. Parabenizar a equipe e estas duas pessoas mobilizadoras, Marina Simão e Ricardo que tão bem tem conduzido este projeto e reforçar que cada cidadão jaicoense pode reforçar, ajudando, transformando nosso lixo em dinheiro, um negócil rentável para os nossos catadores e para o nosso município e frisar a importância da cooperativa em todo esse processo.”

A gerente do Sebrae, Unidade Regional de Picos, Ana Mary, falou com otimismo em relação ao Projeto Projeto Reciclar do Lixo ao Luxo.

“Quero só dizer para vocês do Instituto Simão, que nosso trabalho apenas está começando em relação ao lixo.  Dizer para vocês que enquanto durar a gestão do nosso prefeito Neném de Edite, esse projeto vai ser literalmente trabalhado em Jaicós em parceria com o Sebrae, e lógico que nós vamos estar precisando de outras instituições. Já comecei a sonhar com um pequeno aterro que a gente tivesse condições de descartar aquelas coisas que não são reaproveitadas pelos catadores.

Ao encerrar o evento, o gestor do município, Neném de Edite, manifestou gratidão.

“Eu quero aqui, agradecer a Deus mais uma vez por esse momento, agradecer aqui ao Sebrae por essa parceria com a Marina Simão, o Dr. Ricardo, uma grande líder, foi vereador em Teresina e deu a importante contribuição para com capital. Agradecer aos comerciantes, os empresários, os amigos, os  catadores de lixo, todos que abraçaram e confiaram neste projeto”, e acrescentou “Eu acredito que nós vamos ter exito com esse projeto. Esse projeto é um projeto desafiador, é como se você se tivesse cavando o alicerce a primeira vez na sua casa para construir. É a mesma coisa do Projeto Reciclar, do  lixo ao luxo”, e voltando-se para os catadores falou “A gente tem conversado muito, se vocês se organizarem, se a gente criar essa cooperativa e dando tudo certo, que vai dar certo,  a gente vai gerar mais renda para vocês. Eu estou à disposição de para contribuir com vocês e ajudar vocês. Peço a vocês que se unam, porque como já diz o ditado ‘a união faz a força’.”

Imagens do evento:

 

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais