Em Patos do Piauí, Plenária Municipal discute políticas em Saúde Mental

A Prefeitura de Patos do Piauí e o Conselho Municipal de Saúde, promoveram nesta sexta-feira (28.jan) por meio das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, a I Plenária Municipal de Saúde Mental com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”

O encontro aconteceu  no CRAS e contou com a participação de autoridades municipais, como o prefeito Joaquim Neto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Dias, a secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, vereadores, Wilson Vieira e Cornélio Edmundo; psicológa da equipe multiprofissional e  palestrante da plenária, Talita Vieira, representante do NUCA, Emerson Glauto,  supervisora do Criança Feliz, Emília, coordenadora da Secretaria Municipal da Assistência Social, Franscisca Silva, da representante dos ACS’s, Alzira, representante do Conselho Tutelar, Edilson, representante do STR, Moacir, dentre outros.

A plenária foi aberta oficialmente pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Dias.

Inicialmente a secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, falou das dificuldades do momento, devido ao aumento de casos de Covid-19: “Aqui, não é diferente, tá do mesmo jeito, aumentando a  cada dia. Mas, com cuidado e precauções, estamos realizando esta plenária sobre saúde mental, um tema muito importante, principalmente nestes  últimos anos em que  estamos vivendo em uma pandemia. Que possamos fazer boas discussões e elaborar boas propostas para o nosso município”, disse.

O gestor do município, Joaquim Neto, saudou os profissionais e os representantes dos diversos setores da sociedade patoense considerando a importância da questão em pauta.

 “Momentos como este são de extrema importância. Hoje, estamos vivendo momentos  difíceis no nosso país, no nosso estado e aqui no nosso município. Essa pandemia mexeu com avida de todo mundo, alterou a nossa rotina diária de trabalho, no modo como vivemos e tem afetado a mente. Por isso, essa plenária, por meio das propostas, vai apontar novos rumos para a saúde mental no nosso município”, e ao concluir, informou “hoje mesmo, estamos publicando um novo decreto sobre eventos, banhos, com a finalidade de impedir o avanço do coronavírus.”

A psicóloga da equipe multiprofissional, Talita Vieira, foi a  palestrante da plenária, que teve como eixos centrais os seguintes temas:

Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós – pandemia.

Divididos em quatro grupos, representantes de diversos setores da sociedade participaram das discussões, com base na temática, onde foram  apresentadas propostas de fortalecimento e atenção à saúde mental.

Ao término da plenária foram escolhidos os delegados e delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde Mental.

Representantes dos usuários

Emerson Glauto Sousa Veloso

Ana Carla de Sousa Jusselino

Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social

Diva de Fátima Pereira

Representante dos profissionais de Saúde

Talita Sousa Vieira

A secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, fez a entrega dos certificados aos participantes da plenária.

Mais imagens do evento:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais