Câmara Municipal de Patos/PI abre ano legislativo de 2022 em sessão que contou com a presença do prefeito Joaquim Neto

A Câmara Municipal de Patos do Piauí abriu oficialmente no sábado (12.fev) os trabalhos legislativos do ano de 2022.

Estiveram presentes a presidente da Casa, vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) e os demais vereadores, Marlon Costa (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Wilson Vieira (Progressistas), Antônio Rufino o “Tonhão” (Progressistas) e José Hélio o “Helim” (Progressistas).

Além dos vereadores, a sessão contou a presença do prefeito Joaquim Neto que levou a mensagem do Poder Executivo e o Dr. Juvanilson Santana, assessor Jurídico da Câmara.

No primeiro expediente da Sessão Ordinária os vereadores votaram e aprovaram por maioria dos presentes a Emenda Modificativa 001/2022 da Lei Municipal 012;2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que modifica a estrutura da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, onde o tesoureiro municipal passa a ocupar o cargo de nível Executivo perante a municipalidade.

Após a aprovação da emenda modificativa os vereadores foram à tribuna da casa.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Wilson Vieira (PSD).

“Hoje, sessão de abertura dos trabalhos, estamos iniciando os trabalhos do ano de 2022, na intenção de buscar melhorias para o nosso município.

Sei do empenho de cada colega vereador, do prefeito municipal, com certeza iremos trabalhar em conjunto para desenvolver nosso município, principalmente esse ano que é o ano das vacas gordas. O que não sair este ano vai ficar mais difícil para os outros ano que vem. Então, vamos trabalhos todos, Executivo e Legislativo para o bem do nosso município.

Com certeza teremos muito a discutir em sessões futuras, assuntos que são de interesse da comunidade, de alguns setores, do município como um todo, e estes assuntos virão para esta casa. Tenho certeza que cada um vai dar o melhor de si, e eu não serei diferente”, disse.

O vereador Marlon Costa (PSD) também se pronunciou e agradeceu ao criador.

“Quero inicialmente agradecer a Deus por estarmos bem, por estar voltando a esta Casa, inciando os trabalhos legislativos de 2022. Quero lamentar aqui a morte do irmão de Zé Tomé, nosso amigo Orlando, um rapaz jovem, mais uma vítima da Covid.

Eu queria falar sobre alguns assuntos, mas o prefeito está aqui, vai se pronunciar mais à frente a respeito de estradas, roço.

Estamos iniciando, esperamos que seja um ano produtivo. Este ano é ano de eleição. Esperamos receber mais obras e benefícios para Patos, porque quem ganha é o município e toda a população”, enfatizou.

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) iniciou saudando a presidente da Casa, demais vereadores e o prefeito Joaquim Neto, ressaltando ser este o segundo ano consecutivo que o gestor municipal comparece à sessão de abertura dos trabalhos legislativos.

“Primeiro quero agradecer a Deus por estar inciando mais um período legislativo nesta Casa, hoje temos a ausência de três vereadores, a vereadora Zuleide, Sarrika e Chico de Oseias. Creio eu que nenhum vereador perde uma sessão por brincadeira, cada um tem o seu motivo, eu também já perdi.

Aproveitando que o prefeito está aqui e vai encontrar algumas dificuldades no final do inverno, nós temos aí uma retroescavadeira que está deixando a desejar. Quebra, gasta meio mundo de dinheiro, começa a trabalhar, poucos dias depois quebra de novo, e agora passando as chuvas vai aparecer muito serviço, mas tenho certeza que tudo vai ser recuperado.

Entrou agora 2022 e quebramos o recorde de casos ativos da Covid-19, mas não se dá jeito se a população não fizer a sua parte. Não adiante proibir festa porque o pessoal faz. Faz churrasco, e consciência de cada um, coisa que poucos tem. Apesar da quantidade de casos os óbitos estão em doze e espero que fique nisso.

Espero que o ano de 2022 seja repleto de muitas realizações para a administração, que venham muitas obras, e eu sei que virão, pois nosso prefeito está sempre em Teresina cobrando e pelos deputados que temos, vão vir muitas obras neste ano”, afirmou.

Após saudar a presidente, o prefeito do município e os demais vereadores, o vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PSD), iniciou seu rápido pronunciamento.

“Estamos inciando o ano legislativo, graças a Deus todo mundo com saúde. Infelizmente, acabei de saber, o nosso amigo Chico de Oseias está com Covid, os outros eu não sei. Estamos iniciando os trabalhos de 2022 e desde o ano passado, 2021, várias obras já foram iniciadas no nosso município. Neste ano, acredito, vai vir mais. Nosso prefeito está aqui, vai falar algo neste sentido. Parabenizar  nosso prefeito pelo início do roço no Saco da Ema e as entradas da cidade, um serviço muito bem feito! São essas as minhas palavras”, concluiu Tonhão.

O vereador José Hélio o “Helinho” (Progressistas) inicialmente agradeceu a Deus pela oportunidade de estar voltando aos trabalhos da casa e logo depois lamentou.

“A gente fica triste com essa perda mais uma vez, a questão da Covid é triste, a gente fica às vezes sem palavras e pede a Deus que de força a família que perdeu seu ente querido”, e relatou “ouvi atentamente aos colegas vereadores  falando, eu quero aproveitar a oportunidade que prefeito Joaquim está presente e queria saber a questão do roço. Sabemos que o roço que era para ter feito ano passado, infelizmente não foi feito. É uma cobrança recorrente, mas fiquei sabendo que alguns já foram feitos. A questão do poço da Malhada Grande que foi uma coisa que a gente cobrou lá do começo, realmente naquele momento foi atendido, mas fiquei sabendo que o poço só funcionou um dia e não foi mais arrumado. Já que o gestor está presente, gostaria que fizesse o esforço de mandar arrumar o poço. Vossa Excelência  sabe que lá é uma região carente de água, apesar do poço ter uma água salubre, mas vai servir para o animais. Quero fazer uma indagação ao gestor de que, como sabemos, temos vários casos de Covid e há pessoas próximas que falam que vai ter um campeonato. Quero saber do gestor se isso é verdade, porque sou esportista, gosto de esporte, mas na minha opinião não é hora de fazer campeonato, mas o gestor é vossa excelência quem tem a caneta e pode decidir. Eu sou contra porque vai aglomerar, porque vem gente de todo lugar assistir esse jogo e nós estamos em um período de pandemia que se afrochar as rédeas, ficará pior”, e continuou as perguntas voltadas para o gestor “eu queria saber do senhor prefeito a questão do piso dos professores. Estou vendo em Patos do Piauí muita omissão de várias partes, e aqui, não estou ofendendo ninguém, só quero dizer muitas pessoas que defendiam os professores, muitas pessoas mudaram o discurso e eu não sou homem de redes sociais de está olhando, mas sei que o piso é lei, e eu sei também das dificuldades que Vossa Excelência tem para pagar esse piso, que não é fácil, e dizer que na gestão anterior, mesmo com todas as dificuldades que o gestor anterior tinha, esse piso todo ano era repassado.

Eu queria também fazer outra pergunta a vossa excelência sobre dos atrasados que ficaram um mês de dezembro, algumas pessoas da saúde, não sei se ficaram alguns professores.

Agora sobre a questão da ambulância que está em Paulistana e já envolveu o Ministério Público por parte da prefeitura, o ex prefeito se defendeu e acho que está apto, este processo está arquivado até onde sei queria saber da vossa excelência”, e ao concluir o vereador Helinho dissse “quero dizer prefeito que a oposição nada mais é que a guardiã da gestão pública e vice-verso. A Vossa Excelência já foi vereador nesta casa e todo mundo tem suas ideias, tem o respeito ao contraditório, tem que respeitar as minorias, porque aqui é uma casa de dialogo, e eu jáo fui vereador de oposição de situação, fui presidente dessa casa por duas vezes que na minha humilde opinião eu soube pautar sobre o que foi melhor para Patos”, pontuou.

Última a se pronunciar durante a sessão, a presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí, vereadora Luzitânia Dias a “Taninha”, saudou os presentes e inicialmente agradeceu.

“Em primeiro lugar, como sempre, agradecer a Deus por mais um dia nesta casa, com saúde, acredito que todos nós estamos. Agradecer muito, pois vejo o pessoal lamentar a respeito dos casos da Covid-19, e eu só quero agradecer a Deus porque os casos da nossa cidade estão leves, e não é só a nível de Patos, é a nível de mundo, é a nível de Brasil, a nível de Piauí e não seria diferente conosco”, e disse “é lamentável só a questão da administração, porque não está sendo fácil, a UBS está tendo muitas dificuldades em controlar os testes com a situação das vacinas que é em massa. A gente que está envolvido sabe que não está sendo fácil. A vacina tem dado muito dor de cabeça para quem está envolvido, da coordenação até os agentes de saúde, a gente tem trabalhado de dia, de noite, fora de horário, final de semana, a qualquer momento a gente é acionado a convocar as pessoas para tomarem a dose, que eu chamo de dose da Esperança, e quando a gente já havia pesquisado, como na televisão, como na internet, nunca disseram que a vacina daria pra a gente contrair o vírus, o que a gente sabe de certeza é que todos irão ter Covid, o importante é nós conseguirmos vencer”, destacou.

A vereadora mudou de assunto e continuou: “Gostaria de repassar aqui para os colegas, como o colega vereador Cornélio falou a respeito. Quando eu fiz o calendário das sessões, do jeito que eu enviei no grupo da Câmara eu enviei para a prefeitura. Desde o ano passado eu peço que os assessores se organizem para que possam mandar o projeto de lá, que venha com antecedência para que eu possa enviar para as comissões e a não ser uma coisa de última hora em caráter de urgência para não prejudicar o município quando chegarem. Colocarei em votação sim, desde que não seja uma coisa tão importante que a gente possa perder recurso ou alguma coisa para o município, mas diante disso, o prefeito está aqui, eu peço mais uma vez que haja organização na hora de mandar os projetos para quando chegar aqui, enquanto eu for presidente, eu possa enviar para as comissões. Só que a emenda de hoje, uma coisa mínima, que já foi enviado o projeto para as comissões, foram lidos pareceres, mas todo mundo sabe que houve uma pequena falha, que não havia necessidade de está passando uma semana ou mais dias olhando para que pudesse votar. Então, diante disso, digo que é bem diferente dos anos anteriores que eu passei aqui quatro anos e dificilmente vinha o projeto para ser enviado para as comissões, quase todos eram para ser votados no dia da sessão, chegavam praticamente na hora e, é claro, a gente se lamentava mas não podíamos dar jeito porque também tinha uma maioria, pois agora é o inverso, espero que haja uma organização e que chegue para que eu possa enviar os projetos para as comissões para que não haja nenhuma reclamação”, e lamentou “gostaria de deixar meus sentimentos, sei que já tem mais de um mês, de Dona Odília que era da minha área”, lembrou Taninha.

A presidente falou dos avanços no município: “Parabenizar as obras que chegaram através do Pro-Piauí. Foi empenho do prefeito e dos nossos deputados, deputado federal Júlio César e deputado estadual Georgiano, que foi uma escolha acertada para Patos. Temos que agradecer a eles pelas obras, porque através deles conseguimos o asfalto, deu uma cara nova a cidade e até mesmo para nós trafegarmos, quem anda a pé, de carro, moto é uma diferença e tanto.

A ambulância que estava sendo muito difícil, que ficou praticamente um ano com uma pequena ambulância, mas essa veio para amenizar um pouco e espero em breve, esta que está em Paulistana, chegue para que o meu pedido de quatro anos possa ser realizado. Passei todas as sessões pedindo para que o prefeito anterior colocasse uma ambulância no povoado Cajueiro.

Quero pedir também para que o prefeito continue com o roço, pois foi uma questão muito cobrada ano passado. Mesmo com toda a dificuldade faça de novo”, concluiu.

No segundo expediente da sessão ordinária a presidente Luzitânia Dias (Taninha) passou a palavra ao prefeito Joaquim Neto que levou sua mensagem ao Legislativo e à comunidade Patoense.

Ao iniciar seu pronunciamento o gestor saudou a presidente da Casa e os demais vereadores.

“Senhora presidente, ao apresentar esta mensagem, quero compartilhar com Vossa Excelência e seus dignos pares, avanços e melhorias experimentados por nosso município em um ano e um mês de mandato que elevam a dignidade do povo patoense.

Patos do Piauí, que convive com a realidade dos problemas globais, dentre eles o mais assustador, a pandemia da Covid-19, vem, apesar disso, se destacando em pouco tempo no cenário regional e estadual, movido pelo espírito empreendedor do seu povo e impulsionado por investimentos governamentais que começaram a surgir desde que assumimos a gestão deste município, por meio dos nossos deputados Júlio César, Georgiano Neto e o Governo do Estado do Piauí, o que vem significativamente melhorando o aspecto físico da nossa cidade e  ampliando os serviços básicos e programas sociais”, e relembrou “estamos em apenas um ano e um mês de gestão, como disse agora a pouco, período em que nos desdobramos para colocar a casa em ordem e dar início aos  avanços desejados por todos nós. O nosso sonho de transformar Patos em um município melhor para se viver, está apenas começando.

Obras e conquistas importantes para a vida da população estão acontecendo e outras estão encaminhadas, tudo isso  por conta de uma articulação entre o Município,  o Estado e o Governo Federal”, citou.

O chefe do Executivo Municipal destacou o comprometimento da gestão com a condução responsável do município.

“Quero destacar também o compromisso na gestão financeira com as leis e a lisura em todas as posturas adotadas pela Administração Municipal, cumprindo a exigência constitucional da aplicação dos percentuais, bem acima do mínimo exigido pela legislação, para a saúde e educação, e dentro do que estabelece a lei para o gasto com pessoal.

Assim, a administração financeira equilibrada e responsável permitiu a continuidade do pagamento dos salários dos servidores, rigorosamente em dia para mantermos a qualidade nos serviços oferecidos à sociedade.

Quero elencar nesta minha mensagem de abertura do Legislativo Patoense para o ano de 2022, ações e conquistas da nossa gestão para este município de janeiro de 2021 a janeiro de 2022.

  • Limpeza das ruas e poda das árvores (Patos e Cajueiro) – Constantemente
  • Funcionamento da UBS/Patos aos Domingos
  • Reorganização do setor de Fisioterapia da UBS/Patos
  • Adoção do Teste SWAB para detecção de Covid-19
  • Comunicação e transparência nas ações/ Redes Sociais com informações diárias / Boletins, vacinômetro, dentre outros.
  • Entrega de raquetes de palma, sementes de milho e feijão / mais de 100 famílias foram beneficiadas (2021 e 2022)
  • Disponibilização de transporte para o ENEM
  • Reativação do Programa Garantia Safra no Município
  • Educação: Implantação da Plataforma Digital (IEducar)
  • Recuperação e roço da PI-053 (liga a BR 407 ao Cajueiro)
  • Entregas de equipamentos auxiliares de locomoção (Fisioterapia – CEIR) – Mensal
  • Entrega de mudas de caju
  • Projeto Nascer Saudável (Programa Criança Feliz) – Entrega de Kits para Gestantes
  • Vacinação contra a covid-19 sendo destaque a nível estadual
  • A coleta de materiais para exames passou a acontecer também no Povoado Cajueiro
  • Perfuração e equipagem de Poços Tubulares na zona rural
  • 500 cestas básicas foram entregues na Semana Santa
  • Capacitações sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade (ICS Ecológico – com Selo)
  • Nova sede para a Secretaria de Educação, que foi retirada de dentro de uma escola
  • Aperfeiçoamento na Iluminação Pública
  • Merenda escolar (distribuição aos alunos segundo as normas do PNAE)
  • Parceria com o Instituto Mota para Realização do Curso de Operador de Máquinas Pesadas
  • Todos os servidores recebem seus salários em dia
  • Pagamento do 13º dos Professores regularizado
  • Nova sala de vacina na UBS Cajueiro
  • Adesão do município ao Selo Unicef 2021/2024 // Atuação do NUCA
  • Filiação do município à AMVI- Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI)
  • Nova instalação elétrica na UBS Cajueiro
  • Recuperação e Roço das Estradas Vicinais e de alguns pontos em ruas da cidade
  • Aquisição de uma nova Ambulância para o município
  • Novo Espaço Cidadão (equipagem do local e treinamento dos servidores)
  • Adesão ao Programa Volta ao Novo (Educação)
  • Aquisição de um Caminhão Compactador de Lixo
  • Iluminação Pública do Cemitério e propriedades vizinhas
  • Conquista do Selo B (ICMS Ecológico)
  • Reforma da lavanderia da comunidade Poço do Boi
  • Adesão ao Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (Educação)
  • Unidade Móvel de Mamografia Digital (outubro rosa/novembro azul)
  • Agro Fraterno – entrega de Cestas Básicas às famílias (Assistência Social)
  • ASFALTAMENTO e sinalização das principais ruas e avenidas do centro da cidade
  • Suporte para as cirurgias de Catarata
  • Recuperação do Tanque da Comunidade Anselmo
  • Roço e recuperação das estradas (em andamento)
  • A gestão se prepara para realizar o campeonato de futebol, mas aguaradaremos o desenrolar da pandemia”, ressaltou.

Entre outros assuntos, o prefeito finalizou a sua participação anunciando que em breve, a ambulância do município que se encontrava em Paulistana e que fora recuperada pela sua gestão, estará sendo disponibilizada para o povoado Cajueiro. Como também a aquisição de uma nova retroescavadeira para o município, via deputado Júlio César.

“Com esse espírito e com essa determinação, senhora presidente, senhores vereadores, é que vamos, com a participação de todos, continuar fazendo de Patos do Piauí, um município cada vez melhor para se viver.

Muito obrigado!”

Assista o vídeo da mensagem do prefeito Joaquim Neto abaixo:

Mais fotos da sessão:

Assista a sessão completa no vídeo abaixo:

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais