I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021/2024 é realizado em Jaicós

A Prefeitura de Jaicós, o CMDCA e as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizaram na manhã desta quarta-feira (16.fev), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef  Edição 2021/2024 em Jaicós, com o objetivo de discutir o planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município.

O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idosos “Maria de Moura Carvalho “dona Mariquinha” , no bairro Serranópolis, e teve a presença de representantes da gestão municipal e da sociedade civil.

Participaram da mesa de abertura do evento a Articuladora do Selo Unicef no município, Jasmira Leal, a presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, os secretários municipais, Oziana Oliveira (Assistência Social), Audeli Coutinho (Saúde), Osmildo Oliveira (Juventude e Esporte) e Jessé Gonçalo (Obras); o comandante da 3ª CIA da Polícia Militar de Jaicós, capitão Edivan Martins, a mobilizadora do NUCA, Kelcileyane Pereira, diretora do Hospital Florisa Silva, Auzeni Meneses e Leonice Nascimento, que representou o Conselho Tutelar de Jaicós.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Jaissa Freitas, abriu o Fórum.

“Sejam todos bem-vindos I Fórum Comunitário do Selo Unicef  Edição 2021/2024 !

A partir do momento em que de Jaicós aderiu ao Selo Unicef, o município assumiu o compromisso de assegurar melhorias para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A gestão já vem priorizando essas políticas públicas, como a abertura do Centro Cirúrgico do Hospital Florisa Silva, entrega de enxovais, calendário ativo de vacinação, suporte PSF, Busca Ativa Escolar, dentre outros”, e acrescentou “estamos aqui, hoje, nos comprometendo melhorar e garantir esses direitos para nossas crianças e adolescentes do nosso município.”

A secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira, observou que ao aderir ao Selo Unicef, Jaicós assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência: “A gestão municipal trabalha para fortalecer e assegurar, cada vez mais, a melhoria dos indicadores de impacto social do município voltadas à criança e ao adolescente. Neste fórum, através da participação popular tomamos decisões coletivas, além de ser um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas sociais municipais”, avaliou Oziana.

Durante o Fórum foram apresentados oficialmente os membros da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência e os integrantes do NUCA.

Os integrantes do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, comandados pela mestra Mazé, fizeram uma breve apresentação antes do início do evento.

A Articuladora do Selo Unicef no município, Jasmira Leal, fez a apresentação da Linha de Base do Selo Unicef.

Também foram apresentadas as ações das secretarias municipais de Educação, Saúde, de Assistência Social e o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (NUCA).

Logo depois foi feita apresentação da proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e a divisão dos grupos de trabalho.

A proposição de soluções é realizada a partir dos indicadores apresentados durante o encontro. Depois disso, os órgãos realizam o monitoramento dessas proposições até o fim da edição.

Para Jasmira Leal, Articuladora do Selo em Jaicós, a realização do Fórum foi positiva.

“Tudo que foi proposto pelo Unicef foi apresentado hoje, a comissão, o NUCA, as ações das secretarias municipais de Sáude, Educação e Assistência; também tivemos a apresentação do Plano do NUCA ao CMDCA e à comunidade; o Plano Intersetorial do Município também foi apresentado; fizemos a divisão dos grupos. Os grupos discutiram os resultados sistêmicos, os indicadores a serem alcançados; sugeriram as ações que o município pode desenvolver para atingir as metas para quando for em 2024, nós sermos certificados com o Selo Unicef e garantirmos que os direitos de todas as crianças e adolescentes estejam assegurados”, disse.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais