Patos do Piauí realiza o I Fórum do Selo Selo Unicef – Edição 2021/2024

Patos do Piauí realizou nesta quarta-feira (9.mar) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2021/2024. O encontro reuniu representantes das organizações governamentais e da sociedade para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos.

O evento, realizado no Cras, contou com as presenças do prefeito Joaquim Neto; primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa; presidente do CMDCA, Francisca Sousa; articuladora do Selo Unicef, Mariana Barbosa; secretária municipal de Assistência Social, Franciana Santana, mobilizadora do NUCA, Diva de Fátima, secretário municipal de Obras, Rafael Silva o “Rafinha”, secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho, coordenadora de Ensino, Valdirene Dias, vereadores: Helim, Tonhão, Cornélio e Wilson; conselheira tutelar, Valdiléia Figueiredo; supervisora do programa Criança Feliz, Ostevânia Damasceno, representante das escolas municipais e Moacy, representando o STR-Patos.

O prefeito Joaquim saudou os presentes e iniciou ressaltando que o trabalho no município é de planejamento: “É o Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que é elaborar ações para serem desenvolvidas até 2023 em prol da qualidade vida da criança e do adolescente. O selo UNICEF é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais na realização e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do município de Patos do Piauí. O primeiro passo foi dado. Adrimos ao Selo UNICEF. Com isso assumimos o não apenas para conseguir a certificaçaõ do Selo UNICEF, mas para realmente melhorar as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes do nosso município. Nosso objetivo é tentar fazer da política uma ferramenta de transformação, e isso só será possível se todos derem as mãos. Nosso compromisso é de assegurar como prioridades políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para e assegurar cada vez mais”, reforçou o gestor.

Franciana Carvalho, secretária municipal de Assistência Social, falou sobre a importâncai do forum e do selo para o município.

“É com muita alegria que realizamos hoje o nosso primeiro fórum comunitário na busca pelo selo UNICEF – 2021/2024. Patos tem conquistado o selo UNICEF em edições anteriores, graças ao empenho de outras gestões, mas também ao empenho dos profissionais que estão na ponta. A realização do fórum é de caráter obrigatório para certificação do selo. Ocasião essa em que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define as ações garantidas do direito da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos,  programas  e políticas sociais voltadaa à melhoria das condições de vida da população de 0 a 18 anos incompletos. E com isso nosso município está se empenhando na busca do selo, não somente pela certificação, mas pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.”

A  articuladora do selo UNICEF, Mariana Barbosa disse que “O município aderiu ao selo para que pudéssemos concorrer na edição 2021/2024. O selo tem como objetivo reconhecer avanços para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, mas para conseguir isso deve haver um trabalho e todos nós contamos com a participação de todos vocês.”

Diva de Fátima, mobilizadora do NUCA, também falou na abertura do fórum.

“A implantação do NUCA no município faz parte da metodologia do selo para ajudar e garantir a voz e a participação dos meninos e da da tomada de decisões sobre as questões importantes para os adolescentes, e conto com a ajuda de todos os membros das políticas públicas daqui do município de Patos.”

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais